Resumo Trabalho

ENSINO DE ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL NA VISÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autor(es): MATEUS BONIE CAMPOS BRAGA, CAMILA OLIVEIRA DA SILVA e orientado por JOSÉ ALBIO MOREIRA DE SALES

Este trabalho apresenta uma discussão sobre possibilidades de atividades com patrimônio cultural propostas por alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Partimos do pressuposto que o Pedagogo é considerado professor de Artes da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental e que o patrimônio cultural pode ser um instrumento de mediação para o ensino de Arte. A proposta de investigação surgiu das discussões do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH) sobre a formação de Pedagogos para o ensino de Arte. Esta pesquisa adota a abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados 15 alunos do curso de Pedagogia. Os resultados apontam que os estudantes de Pedagogia conseguem estabelecer uma relação entre o ensino de Arte e patrimônio cultural. Outra conclusão é que a maioria das respostas reflete práticas de visitas realizados a patrimônio edificado.

Veja o artigo completo: PDF