Resumo Trabalho

SABERES DO CANTAR TENTEHAR E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autor(es): MARIA JOSE RIBEIRO DE SÁ

O objetivo desse artigo é abordar os saberes do cantar Tentehar discutindo a sua relação com os processos educacionais próprios desse povo. O estudo foi desenvolvido metodologicamente a partir de uma pesquisa qualitativa, com enfoque fenomenológico, sustentado por procedimentos da etnografia, caracterizado ainda, como um estudo de caso do tipo etnográfico. O local da pesquisa foi a aldeia Juçaral, uma das aldeias situadas na terra indígena Arariboia, zona rural do município de Amarante do Maranhão. Como recursos metodológicos utilizei a observação participante, entrevista semiestruturada, e a fotoetnografia. Os sujeitos da pesquisa foram cantores tradicionais Tentehar, pois possuem uma vivência concreta no saber cantar Tentehar. Concluo afirmando que os saberes do cantar promovem o enraizamento cultural reatualizando eventos do cotidiano e regras culturais Tentehar. Dessa forma, evocam a identidade cultural e o ethos dos Tentehar, que em essência busca a relação harmoniosa entre natureza e a sobrenatureza.

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