Resumo Trabalho

“O QUE ELES FAZEM COM O QUE APRENDEM?”: (RE)PENSANDO O ENSINO DE INGLÊS NA EJA SOB AS PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO E INCLUSÃO

Autor(es): ELIZABETE ROCHA DE SOUZA LIMA e orientado por ANA MARIA STAHL ZILLES

A ampla divulgação dos problemas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem de inglês criou uma insatisfação generalizada com esse processo. Assim, divulgar pesquisas que mostrem novas perspectivas é uma atitude que pode reverter antigas crenças e mostrar novas possibilidades para o ensino de inglês em nossas escolas. Este estudo fundamenta-se em teóricos e pesquisadores da Linguística Aplicada, da Sociolinguística e áreas afins e traz dados gerados durante uma pesquisa-ação qualitativa, iniciada em 2013, com uma turma concluinte do Ensino Médio da EJA, no Maranhão. E, objetivando elaborar e testar atividades que contribuíssem para o letramento dos participantes, sua inclusão social e sua familiarização com diferentes gêneros textuais, em inglês e português, chegou-se a resultados que mostram que, a priorização do uso social de uma língua, dá sentido aos alunos para aprendê-la. Assim, o estudo aponta novas possibilidades para o ensino-aprendizagem de línguas e, particularmente, de língua inglesa na escola pública.

Veja o artigo completo: PDF