Resumo Trabalho

A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA: I FEIRA DE CIÊNCIAS DO PIBID

Autor(es): NAGILA ALVES DE ALMEIDA, MARIA LUANA DA SILVA CORDEIRO e orientado por PROF DR. BENEDICTO AUGUSTO VIEIRA LIMA

Ressaltamos as dificuldades dos estudantes em compreender os conhecimentos abstratos e teóricos desenvolvidos em sala de aula, pois não conseguem associá-los em situações do seu cotidiano. Diante disso, fica evidente a necessidade de reformulação do ensino de Química nas escolas, visto que as atividades experimentais são capazes de proporcionar um melhor nível de conhecimento ao aluno. Posto isso, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma atividade experimental desenvolvida pelos bolsistas do PIBID/UFMA/Ciências Naturais. A atividade foi desenvolvida na turma do 9º ano da Escola Municipal Raimundo Nonato Borgea Ribeiro na cidade de Grajaú/MA. A prática da experimentação, desenvolvida pelos estudantes, permitiu melhor esclarecimento sobre as dúvidas e questionamentos do conteúdo Transformações Químicas, ministrado anteriormente. Assim, a utilização da experimentação como um meio que favorece a compreensão dos conceitos, é uma maneira de incentivar o estudante a integrar-se no processo de construção do conhecimento.

Veja o artigo completo: PDF