Resumo Trabalho

AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS APRENDIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMEAM/UERN

Autor(es): ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE , KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA e orientado por MARIA LÚCIA PESSOA SAMPAIO

Este artigo tem intuito de discutir os resultados da pesquisa monográfica Cavalcante (2012), realizamos um recorte do nosso banco de dados, apresentando discussões que centram-se nas contribuições das atividades de ensino para a formação leitora dos aprendizes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM. Nosso trabalho foi construído por dois caminhos metodológicos, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada em autores da área que discutem a formação do leitor no contexto escolar, e o papel do professor nesse processo, e em um segundo momento, concretizamos a pesquisa empírica, na qual emergimos as vozes dos aprendizes acerca do próprio processo de formação inicial, no que concerne, a formação do professor-leitor. As conclusões apontam que as atividades de ensino contribuem na construção dessa dimensão formativa do aprendiz.

Veja o artigo completo: PDF