Resumo Trabalho

A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR E O CONTEXTO FAMILIAR

Autor(es): CARLIENE FREITAS DA SILVA BERNARDES, DEIVE BERNARDES DA SILVA

Este estudo avaliou famílias com filhos apresentando Dificuldades de Aprendizagem (DA) na Escola. Na disciplina Psicoterapia familiar, os alunos acompanharam oito famílias com filhos em Dificuldade de Aprendizagem, por 8 a 10 sessões, com duração de 1h30min, em domicílio, aplicando entrevista familiar semiestruturada, Genograma, Ecomapa e projeto de vida familiar. Os alunos tinham 10 a 12 anos idade, 8 meninos e uma menina, todos repetentes, com queixas: dificuldades na leitura, escrita, perda de interesse e indisciplina. Majoritamente, as configurações familiares referiam-se recasamentos, avós/netos e monoparental feminina, média de 1 a 2 irmãos. Os cuidadores possuíam escolaridade fundamental incompleta, história de DA no período escolar, pouca tradição para estudos, sendo a mãe, impaciente, responsável pelas tarefas escolares. As famílias vivenciavam violência intrafamiliar, dependência química, dificuldades com abrigo e alimentação. Conclui-se que DA’s não são urgência para família, apesar de ser para a Escola, pois há dificuldades urgentes, a sobrevivência.

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