Resumo Trabalho

UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES PERSONALIDADES DOS NÚMEROS RACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): MISLEIDE SILVA SANTIAGO, MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE, JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS e orientado por ANÍBAL MENEZES MACIEL

Os livros didáticos do segundo ciclo dos anos finais do Ensino Fundamental já abordam conceito e definições do número Racional. Neste sentido, a presente pesquisa, buscou analisar livros didáticos de Matemática do 6° e 7° anos. Os livros escolhidos fazem parte do Projeto Velear, coleção adotada por Escolas Estaduais da Cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Objetivou-se analisar como as personalidades do Número Racional, tais como: Operador, Quociente, Razão, Ponto Racional e Fração são abordados, e em que tipo de atividades estão sendo aplicadas. Na realização dessa abordagem, partimos da premissa de que, elaborar um estudo sobre as diferentes personalidades dos Números Racionais em livros didáticos, pode ser um meio de efetuar comparações e, consequentemente, favorecer o professor, bem como os alunos para atentar às diferenças e aplicações que cada uma apresenta. Para fundamentar nosso estudo recorremos aos teóricos do Campo da Educação e Educação Matemática. Refletimos sobre o Ensino de Matemática, o qual tem sido alvo de debates em torno de seus princípios e objetivos no meio Educacional. Também discorremos sobre a importância e função do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, o mesmo estabelecido como ferramenta eficaz. Ainda enfatizamos a epistemologia do Número Racional. Esse estudo mostrou que os livros didáticos analisados apresentam a maioria das personalidades, mas nem sempre trazem definições precisas quanto às personalidades destacadas no trabalho. Ademais, acreditamos que, um estudo sobre as personalidades do Número Racional em livros didáticos que possam apresentar suas comparações entre suas definições, assim como atividades que os diferenciem podem trazer riquíssimas contribuições para o trabalho do professor em sala de aula e para a aprendizagem dos alunos.

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