Resumo Trabalho

A LINGUAGEM DESENVOLVIDA A PARTIR DA LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA: O PROBLEMA DOS 21 VASOS

Autor(es): LEONARDO SILVA SANTOS

Este artigo trata de uma experiência pedagógica de ensino de matemática, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no estado da Paraíba. O qual teve o objetivo de explorar e motivar o trabalho com novas metodologias de ensino de matemática, especificamente com a integração do uso da leitura e escrita em matemática e a metodologia de resolução de problemas, buscando um melhor aprendizado por parte dos alunos, à medida que desenvolve habilidades de resolução de problemas matemáticos e estimula à leitura e compreensão dos mesmos, bem como aprimorando a escrita. O foco dessa pesquisa é apresentar a importância da do desenvolvimento da linguagem matemática a partir da leitura e escrita em matemática. A metodologia utilizada é de caráter descritivo e os resultados mostram a necessidade de repensar a prática pedagógica, de modo a fortalecer a implementação de novas metodologias que possam contribuir no desenvolvimento cognitivos dos alunos.

Veja o artigo completo: PDF