Resumo Trabalho

O TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): FRANKLIN FERNANDO FERREIRA PACHÊCO, ROSILENE PEDRO DA SILVA, SUZEANNY MAGNA DA SILVA

Este trabalho descreve um relato de experiência vivenciado por meio de uma oficina com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Embasamos nosso trabalho com Paviani e Fontana (2009) ao ressaltarem que a oficina pedagógica tem como finalidade vivenciar situações concretas e significativas no tripé: sentir- pensar- agir. A oficina foi denominada de Aprender geometria com auxílio do tangram, participando 36 alunos. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em projetos, foi vivenciada em três momentos, primeiramente a explicação do conteúdo de forma teórica, abordando alguns conceitos geométricos, tais como, ponto, reta, ângulos, figuras geométricas planas, dentre outros. No segundo momento, trabalhamos o tangram com os alunos, explicando e demonstrando sua utilização. E, por fim, no terceiro momento, apresentamos o método de manuseio do jogo tangram, mostrando a aplicação do conteúdo denominado de composição e decomposição de figuras geométricas planas. Nosso objetivo mediante a aplicação desta oficina foi proporcionar aulas dinâmicas de geometria com o conteúdo de composição e decomposição de figuras planas, com auxílio de material lúdico, neste caso, o jogo tangram. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram ativamente de todo o processo vivenciado. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos enfatizaram o quanto esta experiência foi essencial para eles, pois perceberam o quanto é importante os conhecimentos da área de matemática para a sua formação. Portanto, mencionamos aqui que os nossos objetivos foram alcançados, proporcionando aprendizagem de geometria por meio de material lúdico. Ressaltamos, ainda, o quanto é essencial para o professor diversificar sua metodologia para propiciar aulas mais gratificantes pois a matemática pode ser trabalhada de forma prazerosa.

Veja o artigo completo: PDF