Resumo Trabalho

ENSINO DE VARIÁVEL: O QUE DIZEM OS TRABALHOS ACADÊMICOS?

Autor(es): CAIO CÉZAR CAVALCANTE e orientado por DR. IRAN ABREU MENDES

Este artigo é um recorte de um projeto maior que busca investigar como se deu o desenvolvimento do Ensino do Conceito de Variável ao longo dos tempos em suas dimensões Históricas e Epistemológicas, com vistas a propor encaminhamentos didáticos para uma abordagem de ensino na Educação Básica. Para tanto, como primeira etapa da pesquisa, nos baseamos nas ideias de Sanchez Gamboa (2003) de que uma pesquisa começa com a localização dos problemas, principalmente focadas nas situações-problema que poderão originar perguntas nas quais o pesquisador se debruça para qualificar respostas advindas de seus questionamentos, até que as informações obtidas sejam transformadas em informações reflexivas sobre a temática objeto dos questionamentos. Partindo disso, fizemos um levantamento em sites de programas de pós-graduação na área de Educação Matemática, no banco de teses da CAPES e na internet como um todo visando sempre encontrar trabalhos que abordassem o assunto da nossa pesquisa. Dos trabalhos encontrados (Dissertações e Artigos), que de alguma forma, versam sobre o objeto da pesquisa, percebemos que o número de produções é pequeno e, por isso, exploramos apenas duas dissertações e dois artigos que abordam o uso da variável na matemática escolar, verificando assim, como foi abordado o conceito de variável no ensino da Álgebra nesse nível de ensino. Sendo assim, depois da análise, temos como conclusões iniciais, que as dificuldades apresentadas pelos alunos da educação básica quanto à compreensão do ensino da álgebra passa sem dúvidas pelo perfeito entendimento do conceito de variável, que é apresentado nos trabalhos analisados como algo multifacetado, mas que, estes trabalhos não apresentam uma abordagem histórica e epistemológica do desenvolvimento do conceito de variável que acreditamos, seria de maior valia para a classe discente.

Veja o artigo completo: PDF