Resumo Trabalho

OS JOGOS MATEMÁTICOS PARA MINIMIZAR A MATEMATOFOBIA DOS ALUNOS: UM ENCONTRO NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

Autor(es): YALORISA ANDRADE SANTOS, HELLEN EMANUELE VASCONCELOS ALBINO e orientado por KÁTIA MARIA DE MEDEIROS

Esta Oficina integrou um Projeto de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvido no âmbito do PROBEX-UEPB 2015-2016, que ocorreu no Laboratório de Matemática, do Campus de Campina Grande, com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio- Professora Benedita de Morais Guerra EREM, vindos de Pernambuco para uma visita aos Laboratórios de Matemática, Física e Química. A Oficina intitulada Contando Pontos foi ministrada com o objetivo de apresentar aos alunos a importância de utilizar os jogos na sala de aula Matemática e explorar o Jogo Contando Pontos, pois estes desenvolvem e aprimoram o raciocínio lógico e diversas habilidades que precisam ser desenvolvidas nos alunos. Um dos principais objetivos do manuseio dos jogos na sala de aula é variar um pouco a rotina de aula tradicional, oferendo um momento de interatividade entre os alunos, utilizando a ideia do lúdico, que visa uma melhor compreensão e/ou aprimoramento de conceitos matemáticos estudados no Ensino Fundamental e Médio e que consequentemente estimula e incentiva os alunos a trabalharem em grupos ou duplas para que os alunos no qual possuem uma certa dificuldade e timidez se socializem a partir do jogo reduzindo a “Matematofobia”, ou horror à Matemática, ou ansiedade matemática presente na maioria dos alunos, a utilizar seu raciocínio lógico, fazendo certas investigações no decorrer do jogo. Após a apresentação prévia do Laboratório de Matemática, os ministrantes apresentaram o jogo Contando Pontos, retirado do livro Cadernos do Mathema (de 1º ao 3º Ano Ensino Médio), no qual requer que os alunos realizem as divisões de números decimais, fracionários por potências de dez, (dez, cem ou mil) e, por fim, a análise de intervalos a partir dos resultados das divisões realizadas. Após analisarmos os intervalos e calcular os pontos de cada aluno das duplas, anunciamos o vencedor de cada dupla, e para finalizarmos os alunos responderam um Questionário que havia seis questões acerca do jogo, no qual eles puderam expor um pouco de suas opiniões voltadas aos jogos em geral na sala de aula Matemática.

Veja o artigo completo: PDF