Resumo Trabalho

AS QUATRO OPERAÇÕES: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA NO PIBID

Autor(es): JASMINES FERNANDES CHAVES, GISELLE DE JESUS PEREIRA SOARES, GERCIANE CAROLINE GUIMARÃES DA CRUZ

Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís/ Monte Castelo. Durante as observações de aulas e atividades de interação em uma das escolas parceiras de nível fundamental, os bolsistas puderam identificar que os alunos apresentavam dificuldades nas operações com os números inteiros. Após a leitura e discussão da dissertação de mestrado de Patrícia Linardi (1998) intitulada “Quatro Jogos para Números Inteiros: uma análise”, foi elaborado o projeto “As Quatro Operações” que foi aplicado com os alunos da escola parceira Unidade Integrada Barbosa de Godóis na cidade de São Luís. O projeto era composto por atividades envolvendo os quatro jogos propostos por Linardi (1998): O Jogo das Borboletas, Jogo das Perdas e Ganhos, Jogo das Apostas e Jogo das Araras que foram trabalhados durante o segundo semestre do ano de 2015 nas atividades de interação com os alunos de 7º e 8º ano. Ao utilizarem várias estratégias para vencerem os desafios propostos por cada jogo, foi possibilitada aos alunos a construção do significado das operações envolvendo os números inteiros. Devido ao encerramento do ano letivo, apenas três dos quatro jogos puderam ser aplicados nas interações, ficando o Jogo das Araras para a culminância do projeto, realizada ao fim das atividades. A culminância contou com a participação de toda a comunidade escolar e dos demais bolsistas do subprojeto, que apresentaram os quatro jogos do projeto, além de outros materiais.

Veja o artigo completo: PDF