Resumo Trabalho

A UTILIZAÇÃO DAS TIC PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, SOB UMA PERSPECTIVA DISCENTE

Autor(es): THALES PESSOA DE SOUZA SILVA e orientado por CLAUDILENE GOMES DA COSTA

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por meio da aplicação de um questionário de teor científico, em uma turma do primeiro período do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB – Campus IV, cujo tamanho da amostra foram 28 alunos, com idades entre 18 e 40 anos. Essa pesquisa foi realizada com o intuito de identificar qual a postura dos professores de matemática do ensino médio em relação à utilização das TIC no ensino da matemática, sob uma perspectiva discente. Esse trabalho é uma atividade que faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPB. A metodologia utilizada nesse trabalho investigativo caracteriza-se como pesquisa exploratória. Os dados foram obtidos através de um questionário contendo 8 questões que tratam sobre o uso da informática pelos professores de matemática, frisando a frequência, fatores estimulantes e se o seu uso traz resultados satisfatórios. Os resultados obtidos através da análise dos dados coletados comprovaram que a utilização das TIC no ensino da matemática está crescendo a cada dia que passa, pois, atualmente, a tecnologia está presente em várias áreas da sociedade. Também é necessário investir em capacitação, por meio de formação continuada dos docentes para que eles consigam utilizar de maneira eficaz todas as potencialidades e benefícios que as tecnologias de informação e comunicação podem oferecer no ensino da matemática e para que eles estejam aptos para fazer uso desses recursos continuamente, os utilizando como um fator essencial no processo de ensino-aprendizagem de tópicos matemáticos.

Veja o artigo completo: PDF