Resumo Trabalho

POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE CURRÍCULO: UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DA BBC EM AULAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Autor(es): PRISCILA ARAÚJO SIMÕES e orientado por ABIGAIL FREGNI LINS

Nossa pesquisa de iniciação científica PIBIC CNPq teve como objetivo focar o uso da História da Matemática em sala de aula nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização da História da Matemática pode se dar de várias formas como oportunidade de promover atividades diferenciadas. O documentário da BBC, The Story of Maths, apresentado pelo matemático Marcus Du Sautoy, pesquisador da Universidade Oxford, foi nossa ferramenta enquanto recurso de ensino. No documentário, o professor Marcus Du Sautoy discute diversos assuntos matemáticos de forma clara e acessível, explorando histórias de vida cativantes dos maiores matemáticos ao redor do mundo. Diante disso, elaboramos um questionário, aplicado em duas escolas públicas de Campina Grande com o objetivo de sabermos a visão dos professores de Matemática sobre trabalhar a História da Matemática em sala de aula. Em nossa pesquisa, de caráter qualitativo, pudemos constatar o interesse dos quatorze professores de Matemática de Campina Grande, Paraíba, sujeitos de nossa pesquisa, em suas respostas ao questionário. Afirmaram que utilizariam o documentário da BCC desde que houvesse elaboração de uma proposta didática para seu uso em sala de aula, pois os professores, ao assistirem quinze minutos do documentário, ficaram deslumbrados com a qualidade. A realização de nossa pesquisa mostrou que devemos nos debruçar no desenvolvimento de uma proposta didática adequada ao uso do referido documentário, pois o mesmo foi aprovado por todos os professores pesquisados. Devemos levar em consideração o desenvolvimento da tecnologia educativa e sua pertinência no currículo escolar, como aponta os PCNEM. Olharmos as tecnologias e mídias e repensarmos de como podemos usá-las como recursos audiovisuais em sala de aula, em especial a explorar a História da Matemática como recurso de ensino.

Veja o artigo completo: PDF