Resumo Trabalho

CONTRUBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autor(es): LEONARDO CINÉSIO GOMES, EDUARDO DA SILVA ANDRADE, LINDOMAR PORPINO DIAS

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos trazer alunos graduandos dos cursos de licenciatura para ter seu primeiro contato com a sala de aula e que assim possa ir habituando-se ao futuro ambiente de trabalho e com os desafios que lhe espera a frente. Desta forma cria uma ponte entre o ensino superior e o ensino básico. O ensino da matemática é uma tarefa árdua, onde se é sempre necessário buscar inovar os métodos de ensino, tornando o ensinamento mais atraente e mostrar a importância que essa grande área de conhecimento nos traz para o cotidiano do aluno e de toda a sociedade. Os bolsistas são distribuídos da seguinte forma: 18 bolsistas atendem na Escola Senador Rui Carneiro, e 10 atendem na Escola Luiz Gonzaga Burity. A escola Senador Rui Carneiro conta com um número maior de bolsistas, pois tem um número maior de turmas do Ensino Médio, prioridade do projeto. Atualmente na escola Senador Rui Carneiro possui dez turmas do ensino médio e na escola Luiz Gonzaga Burity são sete turmas. Para os bolsistas do projeto, as experiências vivenciadas ao longo do tempo que está sendo executado no PIBID Matemática são muito ricas tanto na formação profissional acadêmica quanto na cidadã. Assim evidenciando a tamanha importância desse projeto para todos os envolvidos, alunos das duas escolas, bolsistas supervisores, coordenadores e comunidade local. Com isso é possível concluir que o projeto aqui apresentado é de grande importância para a formação inicial dos professores uma vez que insere os licenciando em uma sala de aula, preparando para um pratica pedagógica que venha muda o atual contexto da educação brasileira.

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