Resumo Trabalho

LETRAMENTO PROBABILÍSTICO: O NÃO DETERMINÍSTICO É DETERMINÍSTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR?

Autor(es): ROBSON DA SILVA EUGÊNIO

Neste texto discutimos às contribuições da Educação Estatística mais especificamente o Letramento Probabilístico, no contexto da formação de cidadãos críticos e reflexivos de nossa sociedade. Essa comunicação faz parte da discussão da mesa redonda letramento estatístico conhecimento fundamental para a compreensão do mundo na contemporaneidade do IX EPBEM. Esse texto tem como objetivo refletir sobre a importância do trabalho com o letramento probabilístico em diferentes situações como: formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, assim como o seu impacto na Educação Básica. O texto discute alguns aspectos sobre letramento probabilístico a partir do olhar de pesquisadores da área da Educação Estatística, assim como o que é proposto por alguns documentos oficiais da educação. O texto finaliza com discussões concernentes ao ensino de Estatística e Probabilidade e aos desafios que docentes e discentes tem para se tornarem letrados probabilisticamente. Palavras-chave: Letramento Probabilistico, Educação Estatística, Formação de professores.

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