Resumo Trabalho

CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇAO DE RÉGUAS DE FRAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autor(es): JÂNIO ELPÍDIO DE MEDEIROS, MELQUISEDEC ANSELMO DA COSTA AZEVEDO, MISAEL RODRIGUES DA SILVA

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações realizadas pela monitoria da disciplina “Matemática para o Ensino Básico I” nos semestres 2015.2 e 2016.1. A referida disciplina é ofertada pelo Departamento de Ciências Exatas do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal do Paraíba, no Campus IV. As ações desenvolvidas na monitoria se caracterizam pelo plantão de dúvidas realizado pelos monitores em contato direto com os alunos, na construção e elaboração de oficinas pelos monitores, onde essas oficinas pedagógicas são ofertadas para os discentes do curso, e ambas as ações são orientadas pelo professor da disciplina. Neste trabalho trazemos o relato decorrente da oficina pedagógica “Confeccionando materiais para a aprendizagem”, que teve como objetivo compreender o conceito e operações com frações a partir da resolução de problemas e do uso de materiais manipulativos. O conteúdo dessa oficina caracterizou-se pelo estudo das frações e equivalência de frações, por meio de situações-problemas. A oficina foi desenvolvida no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática – LEPEM/UFPB/Campus IV, na qual percebemos que muitos alunos ainda têm dificuldades com o conteúdo de frações, no entanto mostram-se abertos ao trabalho com abordagem por meio de materiais concretos e manipulativos. Isso é um fato importante, tendo em vista que esses alunos não conheciam o material utilizado na oficina, mas conseguiram reconhecer nele uma importante ferramenta de ensino.

Veja o artigo completo: PDF