Resumo Trabalho

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA AÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autor(es): RODOLFO MOREIRA CABRAL, MARIA RAFAELA ANDRADE DA NÓBREGA, FRANCISCO MARCELINO DE MORAIS FILHO e orientado por JULIO PEREIRA DA SILVA

Este trabalho tem como finalidade relatar a regência e as práticas decorrentes do Estágio Supervisionado II, em Matemática, realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros localizada na cidade de Patos - PB. O Estágio Supervisionado tem o objetivo de exteriorizar o aprendizado acadêmico fora dos limites da instituição de ensino. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto a escola. Onde se pode observar a prática de professores, desenvolver atividades práticas e nisso vivenciar o cotidiano escolar. Durante o estágio procura-se esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente, e, desta forma, poder construir a prática pedagógica contínua e relacionar com a realidade escolar, por isso este momento oportuniza a experiência a futuros educadores. Durante o dia a dia da escola pode-se ver que, no processo educacional, o professor é aquele que faz a mediação das relações educativas e pode transformar a realidade escolar em uma nova perspectiva. O Estágio Supervisionado trata-se de uma experiência didática responsável por fornecer ao estagiário um embasamento para uma futura prática docente como meio de prepará-lo para o mercado de trabalho. A referida experiência foi vivenciada na Educação de Jovens e Adultos e, desta maneira, pode-se constatar as dificuldades vivenciadas e assim a partir do estabelecimento de metodologias oportunizar e otimizar os processos de ensino e aprendizagem nesta modalidade. E a partir da utilização destas metodologias pode-se notar, no referido estágio, a participação efetiva dos alunos de forma que cada um procurou contribuir da sua maneira.

Veja o artigo completo: PDF