Resumo Trabalho

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NUMA PRÁTICA EM SALA DE AULA COM O ESTUDO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS

Autor(es): ODAIVO DE FREITAS SOARES, FRANCIIRIS ANTÔNIA DE SOUZA

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ABORDADA NUMA PRÁTICA EM SALA DE AULA COM O ESTUDO DA SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS Odaivo de Freitas Soares Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana odaivosoares@gmail.com Franciíris Antônia de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN franciiris1104@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar uma prática interdisciplinar envolvendo duas tendências no ensino da Matemática: Modelagem e a História da Matemática, tendências essas que serviram de inspiração para um pequeno grupo de graduandos do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), juntamente com um professor do ensino básico da rede estadual, a elaborarem e executarem uma atividade do PIBID/UERN, subprojeto matemática, com alunos do 9° ano, da Escola Estadual Jerônimo Rosado na cidade de Mossoró-RN, atividade essa que consistiu num estudo bibliográfico e aplicado por meio de uma ação experimental através da construção de slides, pantógrafo e uma pirâmide, mostrar de forma clara a interseção entre as duas tendências citadas. Com a aplicação dos recursos foi trabalhado o conteúdo de “Proporcionalidade e Semelhança em Geometria”, conteúdo esse de suma importância para o desenvolvimento matemático do estudo da razão e proporção entre dois segmentos nos triângulos. Tal conteúdo fica explícito na suposta façanha histórica da medição da pirâmide no Egito, atribuída a Tales de Mileto. Tal prática começou a ser elaborada a partir de uma atividade proposta pela disciplina de “Laboratório de Ensino da Matemática I”, nessa atividade um grupo de alunos, autores desse trabalho, apresentou ao professor e a turma uma experiência educacional que reproduzia, com o auxilio de uma maquete da pirâmide de Quéops, a medição feita por Tales de Mileto, isto é, foi modelado matematicamente um possível fato histórico. Essa experiência evoluiu em uma a prática realizada com turmas de 9° ano, onde foi realizado um trabalho iniciando com aulas expositivas sobre o conteúdo, seguindo o livro didático de Bianchini, que culminou em modelar a medição feita por Tales para descobrir a altura da pirâmide de Quéops, proporcionando assim uma maior compreensão do conteúdo estudado. Palavras chaves: História, Modelagem, Interdisciplinar e Geometria

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