Resumo Trabalho

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO POR INTERMÉDIO DA METODOLOGIA DE MALBA TAHAN

Autor(es): IONARA MACÊDO DE ARAÚJO , AMANDA BEATRIZ MEDEIROS ARAÚJO, LUANA GABRIELA MARTINIANO DA SILVA e orientado por MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA FERNANDES.

Este trabalho é fruto de uma intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID- UEPB, subprojeto de matemática, junto a Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Emídio Via-na Correia na cidade de Campina Grande - PB e tem como objetivo principal utilizar o lúdico no ensino da matemática através da metodologia de Malba Tahan. O trabalho foi desenvolvido com turmas diversificadas sendo elas do 1ª, 2ª anos do ensino médio regular, 1ª, 2 ª e 3 º anos do curso de magistério e de eventos da referida escola com foco nos seguintes aspectos: comemoração do dia da matemática, história do autor Malba Tahan e atividades inspiradas em seus livros e metodologia. Utilizamos em nossas atividades materiais manipuláveis como palitos de fósforos para passatempos de geometria, canudos e friso de cabelo para construção de polígonos, entre outros. Desenvolvemos várias atividades, dentre estas uma que envolvia uma matemágica com expressões algébricas; outra para a construção do conceito de diagonal do quadrado e demonstração de sua fórmula, além da resolução de problemas algébricos e lúdicos para geometria; inspirados e retirados de livros do autor Malba Tahan. Observamos um grande aprendizado significativo para os alunos com a aplicação de nossa oficina que teve duração de 3 tardes para cada turma e quanto as atividades inspiradas na metodologias de Malba Tahan aplicadas trouxeram proveito e motivação para a sala de aula, fazendo com que os alunos interagis-sem mais com colegas e professores, demonstrando curiosidade sobre os temas discutidos. Esperamos que esse trabalho possa contribuir para minimizar as dificuldades dos alunos nos futuros estudos de Matemática e continuidade do Ensino Médio e para uma aprendizagem significativa com a utilização do lúdico em sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF