Resumo Trabalho

Autor(es): JAQUELINE MENDES DA CUNHA, ANDRÉ SANTOS DA COSTA e orientado por FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO e orientado por FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO

A educação no país enfrenta constantes adaptações que são vistas como melhorias para o aprendizado. O desenvolvimento de atividades prático-pedagógicas como auxilio no ensino de química tem surgido com efeitos positivos, deste modo foi proposto aos alunos uma prática educativa que contribuísse no aprendizado de Reações Químicas, usando materiais de baixo custo, materiais esses que são de fácil acesso e fazem parte do cotidiano dos mesmos, na prática um aluno coloca no balão de sopro uma colher de bicarbonato de sódio que em contato com o vinagre que esta na garrafa pet, acontece uma reação liberando gás e como balão de sopro está na saída de ar da garrafa ela enche. A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é oferecida à noite com isso na maioria das vezes não só alunos mais professores também já estão exaustos, pois os docentes enfrentam em seu dia salas congestionados de alunos e discentes passam o dia trabalhando no comercio ou cuidando da casa, filho, marido. As práticas educativas são um combustível no ensino e aprendizado, muitas não são realizadas por falta de material nas escolas públicas, mas com os avanços das pesquisas é possível realizar atividades práticas com materiais de baixo custo, essas atividades podem ser ligadas diretamente com o cotidiano dos discentes facilitando o aprendizado. Para que essas práticas sejam aplicadas em sala de aula é necessário que os professores busquem novos conhecimentos, novas metodologias em sala de aula e assim surjam discentes com mais participação em sala de aula e possam pesquisar novas maneiras de aprendizado que contribua com o professor.

Veja o artigo completo: PDF