Resumo Trabalho

Autor(es): THAYS EVELIN DA SILVA BRITO, NAYARA PALOMA VIEIRA GALDINO, KATIA FARIAS ANTERO e orientado por KATIA FARIAS ANTERO e orientado por KATIA FARIAS ANTERO

RESUMO Argumentar sobre as atividades lúdicas e seu papel no desenvolvimento infantil implica na extensão e na promoção em que o lúdico favorece na educação infantil, gerando um raciocínio e desenvolvimento cognitivo, estabelecendo novas oportunidades e mecanismo na aprendizagem adequando o lúdico ao professor como um poderoso auxilio motivador para a atividades no inicio desse processo de aprendizagem, estimulando as relações, cognitivas no desenvolvimento da inteligência. Nesse contexto por meio do estudo abordado, temos como objetivo compreender a importância das atividades lúdicas e seu papel no desenvolvimento infantil, visando destacar sua relevância no ensino. Nossa finalidade é favorecer um estudo que possa contribuir para os educadores com melhor flexibilidade aos aspectos desenvolvidos neste trabalho. No inicio da vida escolar de uma criança, é importante promover contribuições que o lúdico pode proporcionar no processo de ensino –aprendizagem. Por meio dessa essência, o lúdico no desenvolvimento da criança é demonstrado com vários enfoques por autores que mostram a importância desse processo no ensino de forma prazerosa e significativa. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica, utilizando estudos de autores como: Schwartz(2004), Piaget(1971),Vygotsky(1989) que apresentaram estudos importantes sobre a temática referida. Este trabalho proporciona uma leitura sobre atividades lúdicas e seu papel no desenvolvimento infantil, o uso das atividades lúdicas pode contribuir para produção do conhecimento, a brincadeira como princípio de demonstração do processo educacional. Trata-se de um trabalho ligado entre a criança e o brincar, ideia coerente de conciliar aquilo que a criança traz na sua vida social, como peça principal para construção do processo de aprendizagem, funcionando como um principio que é contribuinte à elaboração do trabalho do professor e também á produção do conhecimento do aluno. Sendo assim, a atividade lúdica é condutora do desenvolvimento mental, físico, intelectual do ser humano contribuindo na construção da cidadania exercendo-a com dignidade e competência. Sua contribuição também demostra formação de ideias autônoma, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas, compreendendo o mundo com diferentes conhecimentos e habilidades, buscando novas maneiras de ensinar por meio das atividades lúdicas.

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