Resumo Trabalho

Autor(es): ROSA LIDIA GOMES DE ALMEIDA, ANTÔNIA ÉRICA DE MORAIS e orientado por AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO e orientado por AYLLA GABRIELA PAIVA DE ARAÚJO

O jogo é um recurso metodológico que contribui para facilitar a assimilação da aprendizagem da matemática e auxiliar o professor no ensino de conceitos matemáticos em sala de aula. Logo, temos o objetivo de mostrar uma experiência com a utilização do pentaminós para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos participantes de um minicurso no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. O minicurso foi desenvolvido em duas etapas, a primeira parte foi teórica e a outra prática. Na primeira etapa, foi proposto um estudo sobre o pentaminós, sua história abordando desde a sua origem até os dias atuais, além de suas técnicas. Na segunda etapa, foi o momento da construção do jogo pelos participantes do minicurso, mediante orientação dos aplicadores. Portanto, o jogo motivou os alunos nas resoluções das atividades, que trabalharam com conceitos de geometria, área e perímetro. A interação dos alunos com o raciocínio lógico do jogo proporcionou os mesmos a entender como utilizá-lo nas aulas de matemática. Os participantes declararam que com o conhecimento do jogo, de maneira fácil, prazeroso e divertida é possível aprender conceitos matemáticos. Pois, para ensinarmos conteúdos, especificamente de Geometria, é um desafio para o professor, pois os alunos não se interessam e sente dificuldades das visualizações das ideias e conceitos geométricos e matemáticos. Portanto, o jogo pentaminós também contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e intuitivo do aluno relacionado a diversos conteúdos matemáticos, facilitando a compreensão do que é mediado em sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF