Resumo Trabalho

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA USANDO O GEOGEBRA

Autor(es): LEOCIDES GOMES DA SILVA, FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO

A longo dos anos podemos perceber uma difusão de pesquisas direcionadas aos processos de ensino e aprendizagem. De um modo mais especifico, destacamos os estudos direcionados ao ensino da matemática, onde estes apontam que essa disciplina ainda é vista como umas das mais difíceis e com um alto índice de retenção. Logo mais, neste artigo apresentamos algumas reflexões quanto ao ensino da matemática utilizando recursos tecnológicos, a partir do projeto de extensão em andamento, “Curso semipresencial para professores sobre o uso do software geogebra no ensino de matemática”, desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UERN, campus de Patu. Este projeto de extensão busca propiciar uma capacitação (formação) para professores e futuros professores quanto a utilização do software Geogebra. Para isso, a ação se desenvolve articulando os conhecimentos matemáticos e as ferramentas existentes neste software. Para alcançar os objetivos da ação, esta será realizada em duas modalidades, em aulas presenciais e em acompanhamento a distância utilizando redes sociais. Inicialmente, as atividades do projeto consistem em apresentar aos participantes os comandos básicos do software Geogebra, ao passo, em que serão desenvolvidas propostas de atividades que possam ser trabalhadas em sala de aula, combinando a ferramenta e os conteúdos que podem ser explorados. Além dos mais, para propiciar uma maior compreensão dos debates quanto a inserção de metodologias auxiliares no ensino da matemática, são realizadas discussões de trabalhos científicos durante os encontros presenciais, buscando estimular nos professores participantes a se tornarem ativos quanto a pesquisa. Assim, mesmo com pouco tempo de desenvolvimento, podemos perceber que ações que estas iniciativas são importantíssimas e que devem cada vez mais serem estimuladas, através desse diálogo entre a universidade e a sociedade.

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