Resumo Trabalho

Autor(es): TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES e orientado por AURICÉLIA LOPES PEREIRA e orientado por AURICÉLIA LOPES PEREIRA

No âmbito da revolução da informação e da sociedade do conhecimento, fica patente que para despertar o interesse do aluno – uma competência primordial para gerar seu aprendizado – os professores, das mais diversas áreas do conhecimento, incluindo a História, enquanto mediadores do saber, precisam inovar e diversificar os recursos didáticos utilizados na sala de aula. As aulas de História podem se tornar mais interessantes para os alunos através da utilização de ferramentas pedagógicas que desenvolvam nos educandos habilidades propulsoras da aprendizagem, como é o caso do recurso “tirinhas”. As tiras se configuram como um gênero pertencente ao hipergênero quadrinhos que possuem grande potencial criativo e podem se configurar enquanto uma ferramenta capacitada para ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem. Sendo as Histórias em Quadrinhos (HQs) um gênero maior que abarca outros como as tirinhas, as vantagens de seu uso em sala de aula também se aplicam no que concerne a utilização das tirinhas como ferramentas pedagógicas. Nesse sentido, intenta-se, através deste trabalho, narrar uma experiência com a criação de tirinhas, por discentes, no ensino de História, que promoveu a aprendizagem do assunto histórico, ao gerar a motivação do aluno e através do desenvolvimento das competências leitora, escrita, artística, imaginária e criativa. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das tiras no processo de ensino-aprendizagem, a qual foi relacionada a atividade de construção de tirinhas por discentes, estabelecendo as vantagens de seu uso em sala de aula no que tange ao desenvolvimento de habilidades – motivação, incentivo a leitura, melhoramento da escrita, sensibilidade artística e exercício do imaginário – promotoras da aprendizagem de assuntos históricos. A referida atividade se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no primeiro semestre de 2017. Dessa forma, tomados os cuidados necessários em se conhecer bem a ferramenta a ser utilizada, realizando um planejamento seguro, além de despertar o interesse do aluno para aquisição do saber, treinar a leitura, a escrita, bem como as habilidades artísticas e as potencialidades imaginárias e criativas, a construção de tirinhas promoveu o aprendizado do assunto histórico enfocado de maneira proveitosa.

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