Resumo Trabalho

Autor(es): ANA CLAUDIA DE ANDRADE COSTA, KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA e orientado por KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA e orientado por KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA

Este trabalho visa relatar observações feitas em uma aula de campo de caráter interdisciplinar nas disciplinas de História das Experiências das Agriculturas, Introdução ao Ensino de Sociologia e Economia Solidária e Agroecologia do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O intuito da aula foi observar a diferença entre a produção da agroecologia e do agronegócio, além de identificar estratégias metodológicas que possam ser trabalhadas com os/as alunos/as do campo na escola básica. Essa visita foi feita no sítio Poço de Tilon, em que visitamos uma experiência de produção do agronegócio, com a produção de mamão; na Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), localizada no Sítio Lagoa do Clementino, onde tivemos a oportunidade de conhecer as pesquisas agropecuárias em andamento da região; participação na reunião do fórum de agricultura familiar no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), no qual podemos observar a organização dos agricultores e agricultoras das comunidades rurais da referida cidade; e por fim visitamos a casa do guardião de sementes nativas no Sítio do Góis. Todos os locais visitados são no município de Apodi-RN. Para tanto, pretendemos dialogar sobre a importância da aula de campo no processo formativo dos sujeitos inseridos no ambiente escolar, tomando como pressuposto a interdisciplinaridade.

Veja o artigo completo: PDF