Resumo Trabalho

Autor(es): LEOCIDES GOMES DA SILVA, FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO

Ao longo dos anos podemos observar que as tecnologias vêm sendo cada vez mais apontada como uma importante ferramenta para o ensino, e que em meio ao contexto de nossa sociedade, totalmente conectada, a escola com instituição formação e atenta as mudanças da sociedade que a rodeia, devem incentivar a adoção dos recursos tecnológicos nas atividades escolares das disciplinas. Primeiro como uma adequação ao desenvolvimento da sociedade, e a outra em aliar estas tecnologias no processo de ensino-aprendizado das disciplinas, e principalmente, as disciplinas apontadas como mecânicas, que é o caso da matemática e física principalmente, por não possibilitarem ao aluno uma aplicação dos conhecimentos que são trabalhados na sala de aula. Dentre as diversas dificuldades constatadas no ensino da matemática, destacam-se os conteúdos das geometrias, plana e espacial. Em meio a este cenário, é fruto deste estudo propor uma atividade com o software Geogebra, desenvolvida a partir da janela de visualização 3D do geogebra. O objetivo deste trabalho é destacar a importância e aplicação do Geogebra 3D no estudo das pirâmides, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculando a tecnologia os conhecimentos da geometria espacial. Nesta atividade, enfatizamos alguns pontos importantes quanto as possibilidades de se trabalhar os conceitos de pirâmide, utilizando o programa para construir, visualizar e compreender, a definição, a identificação dos elementos da pirâmide, áreas e cálculo de volume. Esperamos que está proposta possa estimular os alunos no estudo da matemática, e que os professores busquem conhecer o Geogebra, e utilizá-lo em suas aulas, afim de torná-las mais dinâmicas e interessantes.

Veja o artigo completo: PDF