Resumo Trabalho

A MATEMÁTICA NO PROGRAMA MULHERES MIL

Autor(es): ROSANGELA ARAUJO DA SILVA

Este trabalho apresenta um relato sobre o ensino de Matemática no curso de Reciclador do Programa Mulheres Mil, realizado em 2016 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Santa Cruz, para mulheres entre 18 e 60 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social. Este programa tem uma formação educacional profissional e tecnológica, que permite uma elevação de escolaridade e emancipação, tendo como objetivo principal preparar mulheres para a sua inserção no mercado de trabalho, onde irão estudar diversas disciplinas. A metodologia usada foi inicialmente de pesquisa bibliográfica. Ao ensinar os conteúdos de Matemática direcionaram-se os assuntos abordados, de maneira que se relacionasse com os conhecimentos prévios que essas alunas possuíam, assim como, mostrando a utilidade dos assuntos no desempenho de seus trabalhos. O processo empregado oportunizou uma melhoria significativa no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações, conforme os resultados apresentados. As metodologias diferenciadas possibilitam aos educadores possibilidades de diversificar as aulas e valorizam os conhecimentos prévios das discentes, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF