Resumo Trabalho

A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA ÁGUA NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ, CAMILA PACHECO DA SILVA, KARLA SAMANTHA CAVALCANTI DE MEDEIROS, FRANCISCO CARLOS DE MEDEIROS FILHO

A água é um recurso fundamental para sobrevivência das espécies, ou seja, necessidades humanas e também industriais. Sabe-se que nos dias atuais existem estudos diretamente ligados a Ciência e Tecnologia abordando o tema água. A água é enfatizada como uma das substâncias mais importantes da natureza do ponto de vista ambiental e a relação da ação antrópica com a escassez da água em qualidade e quantidade (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, foi analisado inicialmente as concepções prévias dos estudantes a respeito da conscientização e importância da água na região do Curimataú Paraibano e a necessidade de preservação no meio ambiente já que a escassez está presente constantemente na região do semiárido. Esse momento propõe que sejam abordadas situações que levem os estudantes a analisar as situações problemas abordadas desde a problematização inicial e que podem ser entendidas pelo novo conhecimento (MUENCHEN, 2010). A pesquisa objetivou avaliar as concepções prévias dos alunos no que diz respeito à temática água e seu uso para consumo humano e industrial, promovendo discussões da mesma nos dias atuais, sendo abordado no ensino fundamental através do ensino de ciências na região do Curimataú Paraibano. A referente pesquisa aconteceu na cidade de Cuité, região do Curimataú Paraibano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros. O trabalho foi realizado na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II do turno matutino, totalizando 32 alunos. Ocorreu nos meses de julho a agosto durante a aplicação das aulas de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia II, através de atividades desenvolvidas, entre elas, aulas expositivas e dialogadas, exibição de vídeo e apresentação de seminários relacionados a temática água. De acordo com os dados da pesquisa foi possível perceber inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos a partir de discussões e debates em torno do tema água e suas importâncias. Na primeira, realizou-se uma aula expositiva dialogada com discussão e debates na sala enfatizando assuntos da água; a segunda aula foi iniciada com a exibição de um vídeo, enfatizando o assunto de água e a sua importância voltada para a preservação da mesma; realizou-se uma atividade mais interessante, uma experiência com seminários, Portanto, o trabalho trouxe contribuições significativas não só aos colaboradores da pesquisa mais também aos professores e a comunidade escolar a partir da contextualização do ensino, considerando-se que durante as atividades aplicadas e discutidas em sala foi possível observar a associação do conteúdo com o cotidiano dos alunos. Com relação à problemática do assunto faz-se necessário trabalhar mais conteúdo para conscientizar os estudantes da importância da preservação da água e o quanto a mesma é importante para a população. É fundamental que cada indivíduo tenha sua própria concepção da situação, desta forma fazendo uso consciente de água, já que a escassez é um problema bastante existente na região do semiárido. Diante disso, percebe-se a necessidade de trabalhar conteúdos que façam parte da regionalidade dos alunos utilizando de situações-problemas para possíveis soluções e melhoria na região do Curimataú Paraibano.

Veja o artigo completo: PDF