Resumo Trabalho

O EMPODERAMENTO DA MULHER ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E DO RESPALDO JURÍDICO À LUZ DA PSICANÁLISE

Autor(es): HÉRGITON TEODOMIRO LINHARES MAIA, HÉRIKA JULIANA LINHARES MAIA, RINALDO SILVA DE PAIVA, FRANCISCO DINIZ JUNIOR

É bastante peculiar a noção de mundo de uma mulher que retorna aos estudos depois de adulta, após anos afastada do espaço escolar, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida em razão de fatores de violência, seja esta de qualquer esfera. Quem são essas mulheres? Como são representadas? Quais os conhecimentos dos ramos do direito que estas têm? Nesta perspectiva, este trabalho objetivou-se em compreender a importância da educação escolar com o entendimento dos ramos dos direitos legais em uma visão psicanalítica e sua ação transformadora e reparadora na vida das mulheres como forma de suprir traumas inconscientes gerados pelas constantes situações de vulnerabilidade e violência sofridas durante o período escolar, demonstrados nos relatos escritos e como estas senhoras, a partir da educação escolar, conseguiram sobressair e se firmarem como: mulher, cidadã, provedora do lar e empoderando-se do seu espaço no mundo. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Antônio Guedes de Andrade, com treze alunas, e teve um caráter qualitativo, onde se utilizou como instrumentos para a obtenção de dados a elaboração de um memorial e relatos orais. Os resultados obtidos pontuaram fatores para uma mulher poder evadir os estudos como: violência de todas as formas, abandono, alienação, submissão que explicitaram os processos de ressignificação e resiliência de suas escolhas, evidenciaram a importância do espaço escolar na recuperação da estima dessas mulheres, remetendo-se ao processo de empoderamento das mesmas.

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