Resumo Trabalho

INTRODUÇÃO DO YOGA COMO PRÁTICA COMPLEMENTAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS USUÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO “UFPE NA PRAÇA”

Autor(es): SILVANA GONÇALVES BRITO DE ARRUDA, ANA BEATRIZ DO NASCIMENTO SANTOS, CLARA SCHUMANN DA SILVA, CRHISTIANE ANDRESSA DA SILVA e orientado por JOAQUIM AUGUSTO ROSALINO DA SILVA

O Yoga é uma “disciplina integradora de todos os aspectos humanos, como prática rotineira, fundamentada na fisiologia e psicologia humanas” proporciona saúde, bem-estar em geral e qualidade de vida”. Considerando-se que essa prática pode ser utilizada em tratamentos de condições crônicas e agudas com o propósito de gerar autonomia, autoconhecimento e autocuidado e que atualmente no Brasil os dados demográficos revelam uma mudança na pirâmide populacional com um aumento no número de idosos e consequentemente um aumento na ocorrência das doenças crônicas, justifica-se a introdução dessa prática especialmente para esse público. Neste sentido, destaca-se a relevância de sua introdução como atividade realizada no projeto de extensão “UFPE NA PRAÇA”, cujo objetivo principal é a promoção da saúde numa perspectiva multi e interdisciplinar, contemplando o estabelecimento de vínculos de corresponsabilidade e cogestão pela melhoria da qualidade de vida da população e da formação curricular discente. Portanto, o objetivo desse trabalho foi introduzir o Yoga como prática complementar na promoção da saúde de idosos usuários do projeto de extensão “UFPE NA PRAÇA”. A introdução do Yoga como prática complementar na promoção da saúde de idosos usuários do Projeto de Extensão UFPE NA PRAÇA ocorreu na Praça da Bela Vista, localizada no Município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco. O público atual é constituído principalmente por homens idosos, os quais se aproximaram por demanda espontânea e permanecem participando assiduamente a cada semana. Os resultados encontrados estão associados às perguntas condutoras: “O que é Yoga?”. Segue algumas respostas do grupo: “Já ouvi falar! Trabalha com a mente, meditação, essas coisas...”. “É para a pessoa meditar, relaxar, exercícios assim.”. “É bom para saúde, tirar o estresse! É muito bom!”. “É um exercício físico e mental”. ‘É a pessoa meditar e relaxar”. “Não sei.”. Sobre a segunda questão que pergunta quais são os benefícios do Yoga, as resposta se repetiam afirmando que “Ajuda a tirar o estresse”. O grupo foi unânime em querer ter aula de Yoga. Na segunda ação, quando efetivamente eles tiveram a primeira aula de Yoga, observou-se uma atitude positiva, a maioria se prontificou a participar. As atividades tiveram uma duração de 60 minutos numa sequência de aquecimento, trabalho postural, alongamentos, sequências básicas, suaves, de posturas em pé, sentadas e deitadas, orientações sobre respiração, finalizando com relaxamento. Após o término da aula o grupo respondeu a pergunta condutora “O que vocês acharam da aula?”. Todos gostaram da prática e se mostraram dispostos a continuar participando das aulas de Yoga. O Yoga poderá ser incluído na agenda de atividades de promoção da saúde de idosos usuários do projeto de extensão “UFPE NA PRAÇA”, visto que houve unanimidade na aceitação desta proposta por parte do grupo.

Veja o artigo completo: PDF