Resumo Trabalho

TERCIO RAMON ALMEIDA SILVA, PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO

A referida proposta tem como objetivo geral compreender de que modo o saber filosófico contido na proposta pedagógica curricular do curso de licenciatura em Educação do Campo possibilita uma formação em e para os direitos humanos. Objetiva-se assim situar a importância e o papel da formação inicial do professor no processo formativo de sujeitos de direitos para atuarem na realidade do campo. O currículo é problematizado no contexto da formação inicial de professores do curso de licenciatura em Educação do Campo do CDSA/UFCG, especificamente na área de Filosofia, estabelecendo um diálogo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. A Educação em Direitos Humanos Para esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vasta revisão de literatura sobre o currículo no ensino de Filosofia no contexto da formação de professores e a articulação com os saberes e práticas do campo. Também como percurso metodológico utilizou-se de uma pesquisa documental do PPC do referido curso, investigando como o Currículo de Filosofia articula-se com a proposta de Educação do Campo. No decorrer de nossa análise bibliográfica pode-se perceber a importância de uma discussão em torno do currículo articulado a formação de professores. Já através da análise documental do PPC do Curso, a possibilidade de problematização da Educação do Campo a partir de temas da Filosofia através da contextualização. Assim, pretendeu-se perceber como o ensino de Filosofia contribui de forma decisiva na formação de professores críticos, reflexivos e transformadores de sua realidade.

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