Resumo Trabalho

JUSCELIA COSTA PEREIRA, MIRIAN SOUZA PASSOS, FRANCISCA ELIENE LIMA DO NASCIMENTO

Antes, o jogo não tinha espaço no âmbito educacional, mas com a descoberta do mesmo como ferramenta de ensino, esse método lúdico vem cada vez mais tomando frente nesse processo. O presente artigo apresenta a descrição de um jogo que tem como principal objetivo mostrar aos alunos de forma fácil e prazerosa o conteúdo a ser estudado, além, de buscar desenvolver a cognição da criança, a convivência com regras e o espírito competitivo. Foi um trabalho realizado na Escola Municipal Roland Jacob, Parnaíba-PI, nas turmas “A” e “B” do 6º Ano, na disciplina de Ciências. Sabe-se que o ensino de ciências é um grande desafio para o educador, que busca repassar seus conhecimentos de modo com que o aluno tenha o máximo de aproveitamento. Para tamanho desafio se faz necessário o uso de metodologias e estratégias eficazes a fim de obter o resultado esperado pelo educador. Um jogo se bem desenvolvido e planejado, todo fundamentado e envolvido no conteúdo teórico, tem grande possibilidade de se tornar uma excelente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, sendo que o aluno passa a ter uma visão mais concreta e menos abstrata dos conteúdos abordados. A estratégia de aliar o lúdico com o cognitivo é um ótimo método para o processo de construção do conhecimento, temas que antes eram desconhecidos o aluno passa a conhecer e ter uma visão mais abrangente do conteúdo, além de tornar ainda mais íntima a aproximação e a relação entre professores e alunos. Isso facilita esse processo que por vezes torna-se tão complexo, tendo em vista que é extenso os processos e conceitos a serem aprendidos na disciplina de ciências. O presente trabalho é uma breve analise qualitativa da importância das atividades lúdicas do processo de ensino e aprendizagem.

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