Resumo Trabalho

ROZILANE DA SILVA, PEDRO HENRIQUE AMORIM DE OLIVEIRA, ROBERTO DOS SANTOS MEDEIROS, ROSEANE MATIAS LOURENÇO e orientado por ONÉLIA ARAÚJO FRANCO FRAGOSO e orientado por ONÉLIA ARAÚJO FRANCO FRAGOSO

Em meio a um cenário político-social repleto de surpresas negativas observamos o distanciamento da população do patriotismo, assim como, também, da educação. Preocupados com tal situação, nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), decidimos desenvolver uma oficina que envolvesse as figuras geométricas contidas na Bandeira Nacional com a Geometria Plana juntamente com Materiais Manipuláveis através dos Mosaicos. Esta ação foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada no município de Campina Grande – PB – e mais, contamos com a participação de, em média, 20 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. O motivo primordial por termos optado pela Geometria foi devido sua abrangência para outras áreas da matemática e, também pela importância no aprendizado de tal conteúdo. Em seguida, selecionamos os assuntos que achávamos pertinentes a serem trabalhados, que foram: área, perímetro, ampliação e redução. Em seguida, produzimos uma lista de exercício contendo questões que relacionavam esses assuntos com as figuras geométricas planas contidas na Bandeira do Brasil, foram elas: retângulo, losango e circunferência. E ainda, propomos a confecção da Bandeira do Brasil com papel milímetrado de acordo como as informações dispostas na atividade anterior. A aplicação da oficina dividiu-se em quatro dias, no início da mesma, os alunos demonstraram curiosidade e inquietude por saber que iriam construir, eles, a bandeira, e indagaram-se sobre a confecção, pois acharam que não conseguiriam fazer com as medições exatas. Entretanto, após explicarmos todos os procedimentos necessários para a construção do Símbolo Nacional de forma clara e objetiva, eles notaram que não era tão difícil o quanto parecia ser. Pudemos observar que os educandos detinham de várias dúvidas sobre os assuntos trabalhados na lista de exercício, e mais, tais dificuldades agravaram-se quando utilizaram o papel milímetrado. Entretanto, no decorrer das confecções das bandeiras foi possível vê os educandos dominando os conteúdos estudados no momento anterior. A realização desta oficina foi bastante positiva tanto para os alunos, como para nós pibidianos, pois foi notório o prazer dos educandos em estudar matemática e em aprender com o auxílio dos Materiais Manipuláveis através dos Mosaicos.

Veja o artigo completo: PDF