Resumo Trabalho

HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO, WELLY EVILLY DA SILVA VIEIRA, DOUGLAS SALGADO DA SILVA

Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação, e tem como objetivo trabalhar os conteúdos da Química Orgânica de modo mais flexível voltado para o lúdico, visando o desenvolvimento cognitivo do discente. A pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos da coleta de dados foram questionários contendo perguntas abertas e fechadas sobre o conteúdo de hidrocarbonetos para os alunos, observação e registro das aulas do professor que leciona a disciplina de Química, além da aplicação do próprio jogo em si. No que concerne aos resultados obtidos, foi verificado que, com o uso do jogo didático como uma estratégia metodológica diferenciada no Ensino de Química, houve uma progressão no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois os mesmos passaram a perceber que a química é uma ciência que permite trabalhar seus conteúdos de diversas maneiras, sendo assim, o uso do jogo didático foi uma forma de mostrar aos discentes que o docente pode se desprender das aulas tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, desenvolver a construção do conhecimento do educando não é função apenas do professor, mas de toda comunidade escolar.

Veja o artigo completo: PDF