Resumo Trabalho

ADRIANA PRICILLA JALES DANTAS, ROSÂNGELA MIRANDA DE LIMA, KELLIANE MEDEIROS DE LIMA e orientado por MARIO LENO MARTINS VERAS e orientado por MARIO LENO MARTINS VERAS

O conteúdo de Evolução Biológica é um tema considerado como eixo central para todos os conteúdos presentes no ensino das Ciências Biológicas. Pois, o pensamento evolutivo é essencial para compreender a Biologia como um todo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a concepção dos professores de Ciências e Biologia a respeito da Evolução Biológica em escolas públicas estaduais localizadas no município de Areia-PB. Uma vez que, a falta de clareza desse tema pelos docentes pode vir a fornecer noções equivocadas entre os estudantes. Para a análise dos dados utilizou-se questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, em que, problematização girou em torno da definição de Evolução Biológica, sua importância para o ensino, dificuldades enfrentadas ao trabalhar esse conteúdo e entre outros, se eles consideram a evolução como o eixo central dos assuntos da Biologia, em quais séries eles abordam esse tema, e quais os conteúdos que eles iniciam falando de evolução. Observou-se que todos os professores possuem uma noção do que é evolução biológica, porém a maioria citou que tem dificuldade de trabalhar esse tema devido o tabu enfrentado pela sociedade, entre as teorias do criacionismo e evolucionismo, e quando trabalha segue o livro didático para as series do 7º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Essa percepção leva a suposição que há a necessidade de se trabalhar evolução de forma clara e precisa, seja na formação dos licenciados em Ciências Biológicas ou ao lecionar esse conteúdo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

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