Resumo Trabalho

ARELLY QUEREM SANTOS, BRUNA LARISSA CAVALCANTI JUVENAL, BRENDA WINNE DA CUNHA SILVA BRITO, MICHELLY RODRIGUES PEREIRA DA SILVA e orientado por VIVIANE DE BONA e orientado por VIVIANE DE BONA

O conceito de educação é um tema constantemente estudado, pois está intrinsecamente ligado ao tipo de sociedade existente influenciando no modo como as pessoas estão sendo educadas e formadas enquanto cidadãos, levando em consideração o decreto de que é obrigação do Estado oferecer o direito social à educação a qualquer pessoa principalmente para que possamos desenvolver habilidades que permitam o convívio humano no trabalho, na família, nas instituições de ensino e na sociedade como um todo. Vale ressaltar que pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual, também devem e podem exigir o direito social para obter o acesso à educação especial inclusiva, que consta na constituição de 1988. A busca pela formação escolar/acadêmica/profissional é o direito social mais importante que qualquer indivíduo deve exigir do Estado e, sobretudo pelo fato que a educação é um dos conceitos básicos necessários previstos e resguardados pela lei. O presente trabalho teve como objetivo identificar o conceito de educação construído pelos técnicos e seguranças da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Para tanto, a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário respondido por 10 participantes (5 de cada grupo) com intuito de saber suas opiniões sobre educação e as práticas aplicadas pelos seus docentes. Os dados foram analisados de maneira quantitativa e qualitativa para o alcance do objetivo do estudo. Os resultados mostraram que os entrevistados atribuem devida importância da educação como prioridade para a formação do caráter humano. No entanto, o conceito compartilhado é ainda um pouco restrito estando mais relacionado à educação formal.

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