Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: A LEITURA DE POEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): ALEXSANDRO DE OLIVEIRA BARBOSA

O objetivo deste trabalho consiste em verificar como ocorre a recepção de poemas e quais os efeitos dessas leituras em alunos do 9o ano do ensino fundamental. Este trabalho se justifica pela importância da literatura para a formação do sujeito, devido a sua função humanizadora e capacidade de proporcionar no leitor o reconhecimento de si mesmo e do outro através da arte, possibilitando-o rever suas atitudes e construir valores, em conformidade com a relação dialógica entre o leitor, o contexto e o autor do texto, na perspectiva do letramento literário. O corpus será composto por textos selecionados a partir do método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993), que sugere o levantamento e a definição do horizonte de expectativas dos estudantes que participam da pesquisa para que, a partir desses dados, seja possível desenvolver o material a ser utilizado em sala de aula. Esta pesquisa está fundamentada teoricamente em Candido (1989), Jauss (1994), Rojo (2012), Cosson (2016), Bordini e Aguiar (1993), Goldstein (2005), Costa (2010), Oliveira (2003), entre outros.

Veja o artigo completo: PDF