Resumo Trabalho

MÚSICA E GRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA HARMÔNICA EM SALA DE AULA

Autor(es): ANA MARIA JORGE DE SOUZA CARNEIRO

A Música é um elemento cultural que está presente em diferentes esferas da vida das pessoas e, por isso, um importante recurso didático para as aulas da Língua Portuguesa (leitura, interpretação, produção de textos e gramática). Neste sentido, o projeto em referência objetivou refletir sobre as diversas heranças culturais e musicais através de releituras de letras de canções e análise comparativa de poemas, embasadas na gramática contextualizada e tipologia desses gêneros textuais. Visou ainda discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade e os valores humanos. A intervenção consistiu em práticas pedagógicas que envolvem análise crítica, cognitiva e social do educando, através do estudo da gramática, nos textos do gênero Letras de Canções. Por meio de estudo comparativo entre músicas e poemas literários, fez-se uma releitura contemporânea. Contou-se também com portadores e suportes textuais de variados compositores e ritmos, audição, construção de paródias, murais, produção de oficinas musicais, destaque de talentos e exposição do materiais. Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito, localizada na Avenida Olívio Maroja, S/N, bairro São Sebastião, município de Araçagi/PB, com a participação de discentes dos 3º anos do Ensino Médio e concluiu-se que foi atenuada a evasão, contribuindo para a melhoria do desempenho dos índices do IDEBPB, como também propiciado aos educandos habilidades de escrita com base nos níveis de competência propostos pelo ENEM, levando-os a sujeitos autores de seus próprios textos.

Veja o artigo completo: PDF