Apresentação

Anais II CONBRALE


O II CONBRALE propõe a discussão em torno do tema “Ensino e aprendizagem: como e para quê?”, considerando a temática que ao mesmo tempo questiona dois lugares desse processo (do formador e do formando); e as diretrizes que ligam diretamente as duas instâncias: a de quem ensina e a de quem aprende (a dicotomia é necessária, mas está distante da relação da educação bancária como propunha a visão binária de entender essa relação). Neste sentido, quem está compromissado com as práticas de ensino e visando o que com as suas práticas são fatos a serem destacados durante o evento. Como atender as demandas de ensino das gerações de hoje e futuras, à medida que o futuro se desenha constantemente em nosso presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a que sujeitos ou demandas? Quem se beneficia com os modos de os currículos se materializarem em práticas de ensino e aprendizagem?

O CONBRALE convida a todos os interessados e interessadas nessas questões para dialogarem com o intuito de chegar a uma síntese que favoreça a inclusão de outros olhares, e mais provocadores, sobre o ensino e a aprendizagem, de modo que a educação escolarizada possa atender em sua plenitude, e com qualidade, sobretudo no ensino público, as diversas demandas oriundas e típicas do momento histórico que estamos vivendo.

O evento organiza-se em torno de palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação que contemplam temas chave para entender o ensino e a aprendizagem hoje e para o amanhã: letramentos, dificuldades de aprendizagem, dispedagogia, currículo, políticas públicas, inclusão, ensino de leitura, literatura, línguas; diversos modos e linguagens através dos quais é preciso estruturar as práticas de ensino.