Anais

Anais II CONBRALE

V. 1, 2018, ISSN 2594-5017


Artigos

Arquivos

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES A PARTIR DOS ENCAMINHAMENTOS REALIZADOS A UMA CLÍNICA-ESCOLA
Autor(es): DANUZA SGOBBI SAES
Resumo - PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS DE LEITURAS NA EDUCACÃO INFANTIL
Autor(es): KÉSIA KALINNE COSTA VIEIRA
Resumo - PDF
"SOMOS TÃO JOVENS": ANÁLISE DO DISCURSO ANTIMERITOCRÁTICO SOBRE JUVENTUDE NEGRA COMO PRÁTICA DE MULTILETRAMENTO
Autor(es): DOUGLAS DE OLIVEIRA DOMINGOS
Resumo - PDF
(RE) DISCUTINDO AS CONCEPÇÕES DE REESCRITA, REFACÇÃO, REFORMULAÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO
Autor(es): MILENE BAZARIM
Resumo - PDF
(RE) INVENTANDO O REFORÇO ESCOLAR A PARTIR DO OLHAR LÚDICO E PSICOPEDAGÓGICO
Autor(es): DENIZE CRUZ E SILVA
Resumo - PDF
(RE) PENSANDO A ELABORAÇÃO DE ARGUMENTOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Autor(es): ANDRESSA CRISTINY CHAVES, CLEYTSON SILVA DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
A (DE)FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO E O RETROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO: O LUGAR DO SABER HISTÓRICO ESCOLAR
Autor(es): MARCILA DE ALMEIDA, ÉRICA CIBELLE DE SOUSA ARAÚJO
Resumo - PDF
A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): LAYS BRUNNYELI SANTOS DE OLIVEIRA , KEILLA ANNY SILVA LIMA
Resumo - PDF
A BNCC E AS ESPECIFICIDADES DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CAMPO DE EXPERIÊNCIAS “EU, O OUTRO E NÓS
Autor(es): SEBASTIANA APARECIDA VIDAL GOMES, LIDIANE QUIRINO RAMALHO
Resumo - PDF
A CHARGE VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA(GENS): A FORMAÇÃO DO LEITOR SOB UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
Autor(es): GUILHERME MOÉS RIBEIRO DE SOUSA, SIMONE DÁLIA DE GUSMÃO ARANHA
Resumo - PDF
A COERÊNCIA EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): ANA FLAVIA FERRO BERNARDO
Resumo - PDF
A CONEXÃO DOS LETRAMENTOS NA PRÁTICA DOCENTE
Autor(es): GILDIANE DE ALMEIDA SILVA GOMES, VALERIA FIRMINO DA SILVA
Resumo - PDF
A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS (AS) E PROFESSORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ENFRENTANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(es): ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DO DESENVOLVIMENTO HUMANO – RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE UMA EDUCADORA E CONTADORA DE HISTÓRIAS
Autor(es): ANDRÉA DE LOURDES CARDOSO DOS SANTOS, MARIA EMÍLIA ALMEIDA DA F TÔRRES
Resumo - PDF
A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DO DOCENTE
Autor(es): SORAYA RAMOS NOGUEIRA , LETÍCIA FELIX ROCCO RIBEIRO
Resumo - PDF
A CORRELAÇÃO SINTAXE-SEMÂNTICA-PRAGMÁTICA NA VERTENTE DO FUNCIONALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Autor(es): AYMMÉE SILVEIRA SANTOS
Resumo - PDF
A EMERSÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DA ANÁLISE DE DISCURSOS MATEMÁTICOS REGISTRADOS GRAFICAMENTE
Autor(es): MOZART EDSON LOPES GUIMARÃES
Resumo - PDF
A ESCOLHA DE LIVROS LITERÁRIOS E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(es): YASMIN DOS SANTOS FREITAS
Resumo - PDF
A ESCRITA DE SI EM CAROLINA DE JESUS :O DIÁRIO DE BITITA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): KARLIANA BARBOSA DE ARRUDA, ROSILDA ALVES BEZERRA
Resumo - PDF
A ESTILÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA
Autor(es): ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA, MANASSÉS MORAIS XAVIER
Resumo - PDF
A EXPERIÊNCIA DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO (1986 - 1988) NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(es): JULIANA MARIA LIMA COELHO
Resumo - PDF
A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO TEXTO POÉTICO E LITERÁRIO.
Autor(es): MARINALDO DE SOUZA SILVA, ARTUR NEVES DO AMARAL E SILVA
Resumo - PDF
A HUMANIZAÇÃO DO DISCENTE DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA LITERATURA: A CONSCIÊNCIA DA VIOLÊNCIA E DO PRECONCEITO DENTRO DA CONTEMPORANEIDADE ATRAVÉS DA QUEBRA DOS PARADIGMAS SOCIAIS
Autor(es): KARLA ARAÚJO PINHEIRO DE HOLANDA, ANTONIO BARBOZA DA SILVA JUNIOR
Resumo - PDF
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PRÉ-ESCOLA
Autor(es): CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA, MARY DELANE GOMES DE SANTANA
Resumo - PDF
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2
Autor(es): LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA, VERÔNICA SANTOS DE LIMA
Resumo - PDF
A INCLUSÃO DA LÍNGUA ESPANHOLA DA CLASSE DE 1º ANO DO COLÉGIO CENTRAL DE ENSINO - AROEIRAS - PB
Autor(es): VALDIÊGO JOSÉ MONTEIRO TAVARES, FERNANDA MARIA SOUSA MARTINS
Resumo - PDF
A LEITURA DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS IMPRESSOS SOB O ENFOQUE DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL
Autor(es): JOSÉ OSMAR RIOS MACEDO
Resumo - PDF
A LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): ANDRÉA CAVALCANTE MONTEIRO ALVES, MAGNA ANDRIZZE DE ARAÚJO MOURA
Resumo - PDF
A LEITURA LÚDICA CONTAÇÃO E RECONTAÇÃO DO CONTO “PINÓQUIO”, DE CARLO COLLODI: EM BUSCA DA APROPRIAÇÃO DAS DIVERSAS LINGUAGENS, UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA.
Autor(es): MARIA DO SOCORRO COSTA DE ARAÚJO, GIRLENE RAMOS DE ARAUJO SOUTO
Resumo - PDF
A LEITURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS
Autor(es): MARY DELANE GOMES DE SANTANA, CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA
Resumo - PDF
A LITERATURA DE CORDEL NO EXERCÍCIO DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(es): EDUARDO DE JESUS AVELINO DO NASCIMENTO
Resumo - PDF
A LITERATURA QUE NINGUÉM OUVE: ENSAIO CRÍTICO SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES E O ENSINO DE LITERATURA
Autor(es): ANTONIO BARBOZA DA SILVA JUNIOR, KARLA ARAÚJO PINHEIRO DE HOLANDA
Resumo - PDF
A ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZANDO O GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM
Autor(es): RODRIGO SELMO DA SILVA, JAILZE DE OLIVEIRA SANTOS
Resumo - PDF
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO E O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Autor(es): YASMIN NASCIMENTO DA SILVA , JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Resumo - PDF
A PERFORMANCE COMO ABORDAGEM DE LEITURA LÚDICA DO TEXTO DRAMÁTICO INFANTIL EM SALA DE AULA
Autor(es): ALINE OLIVEIRA ARRUDA, MÁRCIA TAVARES
Resumo - PDF
A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Autor(es): ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES, CLEYTSON SILVA DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
A PRÁTICA DO USO DOS “MAIZINHOS” ENQUANTO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
Autor(es): ISABEL CRISTINA DA SILVA CARNEIRO, CARLA DANIELE DA SILVA CARNEIRO
Resumo - PDF
A PRODUÇÃO E REESCRITA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): RANEIDE BARBOSA SABINO, EMMANUELLE SILVA FREIRE PEREIRA
Resumo - PDF
A PRODUÇÃO TEXTUAL SOB A PERSPECTIVA DO ISD:ANÁLISE DE COMANDOS DE ESCRITA DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(es): LIDIANNE DA SILVA ARRUDA
Resumo - PDF
A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM: UM OLHAR MULTIMODAL EM TEMPOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS.
Autor(es): DÉBORAH CORREIA NUNES LUCENA
Resumo - PDF
A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(es): MIRELA CARLA DA SILVA
Resumo - PDF
A REDAÇÃO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: COMPETÊNCIAS E DESAFIOS PELA PERSPECTIVA DOCENTE E INSTITUCIONAL
Autor(es): ESLEY PORTO, FÁBIO ALVES PRADO DE BARROS LIMA
Resumo - PDF
A SEQUÊNCIA BÁSICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA BASEADA NOS ESTUDOS DE RILDO COSSON SOBRE LITERATURA
Autor(es): ALAN ALVES DE LIMA083, ANDRÉA MORAIS COSTA BUHLER
Resumo - PDF
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: ANALISANDO UMA SEQUÊNCIA
Autor(es): DANNIELE SILVA DO NASCIMENTO
Resumo - PDF
A SUBLIMAÇÃO DO DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO “PÍLADES E ORESTE”, DE MACHADO DE ASSIS, E NA CANÇÃO “AMOR MARGINAL”, DE JHONNY HOOKER: ENSINO DE LITERATURA EM PERSPECTIVA.
Autor(es): LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA AZEVEDO, CALINE DANTAS DA SILVA AZEVEDO
Resumo - PDF
A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE PROFESSORAS DE ESCOLA QUILOMBOLA:OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Autor(es): ÉRICA CIBELLE DE SOUSA ARAÚJO, MARCILA DE ALMEIDA
Resumo - PDF
ABORDAGEM GRAMATICAL DA MODALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA, RANIERE MARQUES DE MELO
Resumo - PDF
ABORDANDO A MULTIMODALIDADE NO HIPERCONTO MULTISSEMIÓTICO: ALTERNATIVAS PARA A SALA DE AULA
Autor(es): FERNANDA KARYNE DE OLIVEIRA, SIMONE DÁLIA DE GUSMÃO ARANHA
Resumo - PDF
AGORA MARCADOR DISCURSIVO EM DIVERSOS CONTEXTOS
Autor(es): MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO FUNDAMENTAL I, RELATO DO PROJETO "LEITURA E ESCRITA: MINHA ESCOLA LÊ" DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA, NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB
Autor(es): KEUDMA RICHELLE TIBURTINO COSTA e orientado por VEJOANE SIMOA TOLENTINO OLIVEIRA
Resumo - PDF
ALFABETIZAR LETRANDO? OU LETRAR ALFABETIZANDO? UMA REFLEXÃO SOBRE A CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E SUA INFLUENCIA NA PRÁTICA DOCENTE
Autor(es): ALYDIANE MARTINS DE ARAUJO, LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS
Resumo - PDF
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARI-PB
Autor(es): EVANDRILÉIA DAVID BRAZ SILVA
Resumo - PDF
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO ENSINO MÉDIO: PRODUZINDO SENTIDOS E SABERES MULTIMODAIS
Autor(es): LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES, MARIA GORETTE ANDRADE SILVA
Resumo - PDF
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA): UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM TURMAS DO 1º- ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MORENO
Autor(es): JULIANA MARIA LIMA COELHO, JAILZE DE OLIVEIRA SANTOS
Resumo - PDF
AQUISIÇÃO DA ESCRITA COM BASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): AYLA VANESSA LEITE DANTAS
Resumo - PDF
AS FORMAS TRATAMENTAIS E O USO EM CARTAS PESSOAIS
Autor(es): GISONALDO ARCANJO DE SOUSA, MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
AS METODOLOGIAS DE CORREÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO NO CONTEXTO DE ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): VERÔNICA LOURENÇO BIZERRA SOUZA, MILENE BAZARIM
Resumo - PDF
AS VEREDAS DE UM SERTÃO ARMORIAL: O TEATRAL DE ARIANO SUASSUNA E O CINEMATOGRÁFICO DE GUEL ARRAES
Autor(es): TEREZA ELIETE DE OLIVEIRA FERNANDES RIBEIRO
Resumo - PDF
ATIVIDADES DE LETRAMENTO LITERÁRIO: DA ESCRITA EMERGENTE DOS YOUTUBERS À LITERATURA CANÔNICA EM SALA DE AULA
Autor(es): SHEILA VIEIRA NANES DOS SANTOS GALVÃO, ROBSON SANTOS DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
ATIVIDADES LÚDICAS NA SALA DE AULA: UM INSTRUMENTO EFICIENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Autor(es): LUIZ EDUARDO SANTOS DA SILVA e orientado por CELSO JOSÉ DE LIMA JUNIOR
Resumo - PDF
BONS EXPECTADORES, FUTUROS LEITORES: A APRESENTAÇÃO E INSERÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AO MUNDO LITERÁRIO POR MEIO DE FILMES E SÉRIES
Autor(es): MASENILDO SOARES DA SILVA
Resumo - PDF
BOTIJA DE LEITURA: LENDO ROMANCE NA SALA DE AULA
Autor(es): HADOOCK EZEQUIEL ARAÚJO DE MEDEIROS, ANDRÉIA MARIA DA SILVA LOPES
Resumo - PDF
CHAPEUZINHO VERMELHO, CHAPEUZINHO AMARELO, FITA VERDE NO CABELO: A MUDANÇA DE SIGNOS E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SENTIDOS NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA
Autor(es): SILVANA ELIZABETE DE ANDRADE
Resumo - PDF
COMPARTILHANDO A OBRA SEIS VEZES LUCAS COM JOVENS LEITORES: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
Autor(es): OTAÍZA DOS SANTOS SILVA
Resumo - PDF
CONCEPÇÕES DE LEITURA: BREVE ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): RENATA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
CONFRONTOS DE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E SEXUALIDADES ATRAVÉS DE CONTOS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
Autor(es): FABRÍCIO BATISTA DE SOUSA
Resumo - PDF
CONJUNÇÕES OPOSITIVAS: USOS DO
Autor(es): CAMILO ROSA SILVA
Resumo - PDF
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ABORDAGEM MULTIMODAL: UM OLHAR SOBRE AS CHARGES
Autor(es): ROGÉRIO RODRIGUES DE LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA
Resumo - PDF
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(es): TATIANA SOARES DOS SANTOS, MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA AQUINO
Resumo - PDF
CONTERRORIZANDO OS MISTÉRIOS E AS AFLIÇÕES DAS DAMAS DA NOITE: FORMANDO LEITORES/ESCRITORES NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): CALINE DANTAS DA SILVA AZEVEDO, LEANDRO RODRIGUES DE SOUZA AZEVEDO
Resumo - PDF
CONTRIBUIÇÕES DA MULTIMODALIDADE PARA O TRABALHO COM TIRAS DE CLASSIFICADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): MARIA SANDRA PEREIRA, LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES
Resumo - PDF
COSPLAY: O JOGO DE SE VESTIR COMO VIA PARA UMA LEITURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): MILENA MARIA DOS SANTOS DINIZ
Resumo - PDF
DESMOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): RAYSSA SOARES PEREIRA
Resumo - PDF
DESPERTANDO A INTELECTUALIDADE PARA A VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE
Autor(es): ISLANNY RAMALHO FRAGOSO, MARIA DO SOCORRO COSTA DE ARAÚJO
Resumo - PDF
DESPERTAR DO LEITOR PROFICIENTE: DIVERGÊNCIA COM A PRÁTICA EDUCACIONAL
Autor(es): LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS, VALÉRIA DE ARAÚJO LIMA
Resumo - PDF
DI-VERSIFICANDO NA SALA DE AULA: O CORDEL E A LEITURA PERFORMÁTICA
Autor(es): DANIEL FRANCISCO DA SILVA
Resumo - PDF
DIALOGANDO COM A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA SURDOS: DISTINTOS PONTOS DE VISTA
Autor(es): JAMILLE SOUSA DUARTE
Resumo - PDF
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE NOS DIZEM AS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Autor(es): JOYCE ALMEIDA ATAÍDE ALVES
Resumo - PDF
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Autor(es): ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA
Resumo - PDF
DISLEXIA: ENTRE VERSOS E REVERSOS
Autor(es): LIDIANE QUIRINO RAMALHO, SEBASTIANA APARECIDA VIDAL GOMES
Resumo - PDF
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO ORAL E ESCRITA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
EIS A CONCLUSÃO: QUEM LÊ, RELATA
Autor(es): ENILDA CABRAL BARRETO RAMOS
Resumo - PDF
ESCRITA NA "IDADE MÍDIA": APRENDIZAGEM E APRIMORAMENTO POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO
Autor(es): FABIANA DE OLIVEIRA RIBEIRO, MARIA EMÍLIA ALMEIDA DA F TÔRRES
Resumo - PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA E APROPRIAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS: O ESPAÇO DA LITERATURA NOS PARÂMETROS CURRICULARES DE PERNAMBUCO E NA BNCC
Autor(es): SHEILA ALVES DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL UNIDADE ESCOLAR XXXIV MIRASELVA (APODI-RN).
Autor(es): ANA CLÁUDIA DE ANDRADE COSTA, KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
Resumo - PDF
FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: A LEITURA DE POEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): ALEXSANDRO DE OLIVEIRA BARBOSA
Resumo - PDF
GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): LIDIANE MENDES BARBOSA
Resumo - PDF
GESTÃO ESCOLAR: PRÁTICAS E DESAFIOS ATUAIS
Autor(es): EDLAINE SALVADOR GERTRUDES
Resumo - PDF
HUMOR E ENCANTAMENTO – COMO A LEITURA DE SEXTILHAS É RECEBIDA POR CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LAGOA SECA/PB
Autor(es): ROBERTA PEREIRA ALVES DE ARAÚJO, RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO
Resumo - PDF
LEITURA DE POESIA E FORMAÇÃO DE LEITORES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS/RN
Autor(es): ANDRÉIA MARIA DA SILVA LOPES, HADOOCK EZEQUIEL ARAÚJO DE MEDEIROS
Resumo - PDF
LEITURA DE WEB NOTÍCIA POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DO LAYOUT SOB A ÓTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
Autor(es): ALEX MARCELO DA SILVA ARAUJO
Resumo - PDF
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): MAGNA ANDRIZZE DE ARAÚJO MOURA, ANDRÉA CAVALCANTE MONTEIRO ALVES
Resumo - PDF
LEITURA EM LENGA LENGA: PROPOSTA LÚDICA PARA NARRATIVA CLÁSSICA
Autor(es): MÁRCIA TAVARES
Resumo - PDF
LEITURA LÚDICA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O CONTO SETE OSSOS E UMA MALDIÇÃO.
Autor(es): EMMANUELLE SILVA FREIRE PEREIRA, RANEIDE BARBOSA SABINO e orientado por ALOISIO DE MEDEIROS DANTAS
Resumo - PDF
LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANA E DO LIVRO DIDÁTICO
Autor(es): ILMA VIEIRA COSTA, SILVANA PAULINA DE SOUZA
Resumo - PDF
LENDO A NARRATIVA POR IMAGEM O LENÇO DE PATRICIA AUERBACH: UMA ANÁLISE PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): DANIELLE GOMES DE SOUSA
Resumo - PDF
LENDO TEXTO EM LIBRAS: A PRODUÇÃO LITERÁRIA SURDA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES
Autor(es): SAULO NASCIMENTO COSTA
Resumo - PDF
LETRAMENTO E RESPONSIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO ALUNO A PARTIR DO GÊNERO TIRA EM QUADRINHOS
Autor(es): MANASSÉS MORAIS XAVIER, ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA
Resumo - PDF
LETRAMENTO LITERÁRIO E INTERSEMIOSE: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA POESIA DE GREGÓRIO DE MATOS
Autor(es): MARTA DA SILVA AGUIAR, DAYANE GOMES DA SILVA RODRIGUES
Resumo - PDF
LETRAMENTO LITERÁRIO E O LEITOR EM CONSTRUÇÃO
Autor(es): MIRNA SPINELLI
Resumo - PDF
LETRAMENTOS DE ALUNOS DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA.
Autor(es): GECIANY RAMOS DO NASCIMENTO, MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA AQUINO
Resumo - PDF
LÍNGUA E LITERATURA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(es): NATAN SEVERO DE SOUSA, THALISON BRENO ALVES DA SILVA
Resumo - PDF
LIVRO: O MUNDO ENTRELINHAS
Autor(es): MARTINA LUIZA DE MOURA SILVA, CÍCERA JUCIELI DE SOUZA CORDEIRO
Resumo - PDF
LÚDICO E PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Autor(es): URANDY ALVES DE MELO, JEFERSON SILVA DA CRUZ e orientado por HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Resumo - PDF
MEIO AMBIENTE E CONSUMO: O QUE TEMOS O QUE QUEREMOS
Autor(es): MARIA LÚCIA DA SILVA FERREIRA
Resumo - PDF
MOMENTO LITERÁRIO: EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA FRANCISCA LEITE VITORINO EM BOA VISTA – PB
Autor(es): MARILIA ARAUJO FELIX
Resumo - PDF
MULTILETRAMENTOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autor(es): CELSO JOSÉ DE LIMA JUNIOR
Resumo - PDF
MULTIMODALIDADE E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA MATERNA
Autor(es): NATHALIA PINTO SOUZA, LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES
Resumo - PDF
MÚSICA E GRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA HARMÔNICA EM SALA DE AULA
Autor(es): ANA MARIA JORGE DE SOUZA CARNEIRO
Resumo - PDF
O BOM PROFESSOR: UMA REFLEXÃO SOBRE PRODUÇÕES TEXTUAIS-DISCURSIVAS DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): ANA CRISTINA GUEDES DE ARAÚJO
Resumo - PDF
O BRINCAR E O LETRAMENTO COMO POSSIBILIDADE DE SANAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(es): MIRIAM PAULO DA SILVA OLIVEIRA, ROSILENE PEDRO DA SILVA
Resumo - PDF
O BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM DUAS CRECHES DE LAGOA SECA/PB
Autor(es): JANICE ANACLETO PEREIRA DOS REIS
Resumo - PDF
O CONTAR LITERÁRIO PELA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: TECENDO LEITORES
Autor(es): ELINALVA ROSENO DOS SANTOS SILVA DE ABREU
Resumo - PDF
O CONTEXTO DE “DESAMOR” REFLETINDO NA RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
Autor(es): LIDIANE GOMES DOS SANTOS
Resumo - PDF
O CONTÍNUO ORACIONAL DAS ADJETIVAS: DO DESGARRAMENTO À INCORPORAÇÃO
Autor(es): NOELMA CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS, CAMILO ROSA SILVA
Resumo - PDF
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Autor(es): WANESSA MACIEL FERREIRA DA SILVA
Resumo - PDF
O ENSINO DA LITERATURA: ALTERNATIVAS PARA UMA LEITURA SIGNIFICATIVA
Autor(es): ELIANA DE LIMA FERREIRA, ANA LÚCIA DA SILVA BARROS
Resumo - PDF
O ENSINO DE LITERATURA EM CAMPINA GRANDE/PB: AVANÇOS E PERSPECTIVAS
Autor(es): FÁBIO ALVES PRADO DE BARROS LIMA, ESLEY PORTO
Resumo - PDF
O ENSINO DE LITERATURA: A LEITURA LITERÁRIA DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(es): MORGANA SANTOS FERREIRA, RAILMA FERREIRA RAMOS
Resumo - PDF
O ESPAÇO DA ORALIDADE NA AULA DE LÍNGUA MATERNA
Autor(es): MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS
Resumo - PDF
O ESTUDO CONTEXTUALIZADO DA ORTOGRAFIA: POR UM ENSINO SIGNIFICATIVO E EFETIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): MARIA AMÉLIA SILVA SANTOS, ELAINE CRISTINA DOS SANTOS
Resumo - PDF
O FAZER PSICOPEDAGÓGICO NA ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(es): MARDJANE PERPETUA DE MEDEIROS FERREIRA DE LUCENA
Resumo - PDF
O GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA RELAÇÃO COM O APOSTO: A GRAMÁTICA A PARTIR DE TEXTOS
Autor(es): IRANICE ANÍBAL DE LIMA
Resumo - PDF
O GÊNERO DIÁRIO DE LEITURA: UMA SUGESTÃO LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Autor(es): CATHARIE BRANDÃO DE SOUZA
Resumo - PDF
O ITEM ONDE E SUAS ROTAS DE MUDANÇA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA TEORIA DA GRAMATICALIZAÇÃO
Autor(es): RANIERE MARQUES DE MELO, JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA
Resumo - PDF
O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM ESTUDO DOS ASPECTOS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM SARAU LITEROMUSICAL
Autor(es): MARIA ANUNCIADA DE BRITO LEAL, ROSSANA JANAINA GURJÃO EMILIANO e orientado por DRA. MARIA DE FÁTIMA AQUINO
Resumo - PDF
O PAPEL DA GESTUALIDADE NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Autor(es): KEILLA ANNY SILVA LIMA, LAYS BRUNNYELI SANTOS DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO
Autor(es): GÉSSICA KAJAMYLLE DA SILVA LIMA, LUIZA BENÍCIO PEREIRA
Resumo - PDF
O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES
Autor(es): YSLÂNIA NOGUEIRA DANTAS, JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Resumo - PDF
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ESCRITA E REESCRITA DO GÊNERO RESENHA: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR PROFESSORAS-ESTAGIÁRIAS
Autor(es): ADNA DOS SANTOS SOUSA, TATIANE PEREIRA FERNANDES
Resumo - PDF
O PROFESSOR, SEU MÉTODO DE ENSINO E A ESCOLA
Autor(es): LUIZA BENÍCIO PEREIRA, GÉSSICA KAJAMYLLE DA SILVA LIMA
Resumo - PDF
O PROTAGONISMO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO LETRAMENTO EM SALA DE AULA
Autor(es): EDUARDO SOUZA DA SILVA
Resumo - PDF
O ROMANCE DESDE QUE O SAMBA É SAMBA: INTRODUÇÃO DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(es): LIBIA LEABY LEITE BARBOSA, ROSILDA ALVES BEZERRA
Resumo - PDF
O TEXTO ESCRITO COMO FORMA DE INTERAÇÃO DISCURSIVA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(es): EDUARDO DE SOUZA FIRMINO
Resumo - PDF
O TRABALHO COM LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE LETRAS
Autor(es): TATIANE PEREIRA FERNANDES, ADNA DOS SANTOS SOUSA e orientado por MICAELA SÁ DA SILVEIRA
Resumo - PDF
O USO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS EM SALA DE AULA. RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Autor(es): JOSÉLIA PONTES NOGUEIRA SILVA
Resumo - PDF
O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: JUNÇÃO POSSÍVEL?
Autor(es): JAILZE DE OLIVEIRA SANTOS, JULIANA MARIA LIMA COELHO
Resumo - PDF
OLHAR PSICOPEDAGÓGICO DIANTE DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
Autor(es): NATHALIA RODRIGUES ARAÚJO, TATIANA CRISTINA VASCONCELOS
Resumo - PDF
ORALIDADE, SUBJETIVAÇÃO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA
Autor(es): SILVIA ROBERTA DA MOTA ROCHA, DEISE SAVILLE FERREIRA DA SILVA
Resumo - PDF
OS CONHECIMENTOS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DOS LETRAMENTO(S) PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA, DOCÊNCIA E EVENTOS DE LETRAMENTOS
Autor(es): EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES e orientado por PROFA. DRA. ANGELA B. KLEIMAN
Resumo - PDF
OS DESAFIOS DA ESCOLHA DE LIVROS LITERÁRIOS PARA CRIANÇAS SURDAS: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE –PB
Autor(es): RUTE PEREIRA ALVES DE ARAÚJO, SHIRLEY BARBOSA DAS NEVES PORTO
Resumo - PDF
OS MODELOS DE LEITURA E SEUS MÚLTIPLOS CAMINHOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(es): JOANDERSON DOS SANTOS SILVA, MARIA JOSÉ ADELAIDE DA SILVA
Resumo - PDF
OS TIPOS DE LEITORES DA ATUALIDADE: SABERES NECESSÁRIOS PARA UM ENSINO DE LEITURA OPERACIONAL
Autor(es): ELAINE CRISTINA DOS SANTOS, MARIA AMÉLIA SILVA SANTOS
Resumo - PDF
PERSPECTIVA DO LETRAMENTO TRABALHADA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): THAYNÁ LAIS SORARES PEREIRA COSTA, ISABEL CRISTINA SOARES GOMES
Resumo - PDF
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DE EDUCANDOS E DE EDUCADORES
Autor(es): MONARA TAMIRES RIBEIRO FÉLIX
Resumo - PDF
PNAIC – CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ALCANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): MIKAELE CAVALCANTI DO NASCIMENTO
Resumo - PDF
POESIA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(es): JOSELMA LEAL LIMA FILHA, DEISE SAVILLE FERREIRA DA SILVA
Resumo - PDF
POESIA EM SALA DE AULA: LETRANDO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Autor(es): MARIA SUELY DA COSTA
Resumo - PDF
POESIA VISUAL E LETRAMENTO LITERÁRIO: UM CAMINHO DE POSSIBILIDADES PARA INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
PRÁTICA DOCENTE: OS SABERES CURRICULARES NA VISÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): NATHALIA NIELY TAVARES ALVES DE MELO, DELANE CRISTINA GALIZA LOURENÇO
Resumo - PDF
PRÁTICA EDUCATIVA NA ALFABETIZAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE EM TIBAU DO SUL/RN
Autor(es): YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO
Resumo - PDF
PRÁTICAS DE LETRAMENTO SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): MARLENE MARIA OGLIARI
Resumo - PDF
PRÁTICAS ESCOLARES DO COLÉGIO SERÁFICO DE SANTO ANTONIO - CSSA (1941-1971)
Autor(es): JOSÉ ROBERTO MORAIS DOS SANTOS
Resumo - PDF
PRÁTICAS SOCIAIS NA ESCOLA: RESSIGNIFICANDO A DIMENSÃO ECOLÓGICA ATRAVÉS DA LITERATURA ANIMAL
Autor(es): KATIANA BARBOSA DE ARRUDA, MARIA SUELY DA COSTA
Resumo - PDF
PROCEDIMENTO PARENTÉTICO: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO- DISCURSIVA EM TEXTOS DA ESFERA JORNALÍSTICA
Autor(es): JOSEFA JACINTO DE FRANÇA
Resumo - PDF
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DO CURSO DE INGLÊS BÁSICO PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(es): DENISE SILVA BARBOSA
Resumo - PDF
PROCESSO DE AVALIATIVO: UM TESTE DE CONHECIMENTO OU DE PERCEPÇÕES?
Autor(es): LETÍCIA FELIX ROCCO RIBEIRO, SORAYA RAMOS NOGUEIRA
Resumo - PDF
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO GÊNERO RESUMO NO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO, MÁBIA NUNES TOSCANO
Resumo - PDF
PRODUÇÃO ESCRITA MULTIMODAL NO ENSINO SUPERIOR: A NECESSIDADE DA ORGANIZAÇÃO MULTIMODAL DO CONHECIMENTO
Autor(es): KAROL COSTA GUEDES
Resumo - PDF
PROJETO DE LETRAMENTO: AREIA RESPIRA HISTÓRIA
Autor(es): VALMIRA LÚCIA MATIAS FELIPE
Resumo - PDF
PROJETO PEDAGÓGICO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA À LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): ELISÂNGELA JUSTINO, MARIÂNGELA GOMES DE ASSIS
Resumo - PDF
PROJETO: BIBLIOTECA AMBULANTE II: PROPICIANDO MOMENTOS DE LEITURA EM TODA COMUNIDADE.
Autor(es): MARIA JOSÉ ALMEIDA SILVA
Resumo - PDF
PROJETO: IMERSÃO POR UM DIA – UMA METODOLOGIA PARA A PRÁTICA DA IMERSÃO
Autor(es): FÁBIO JOSÉ DE ABREU MOURA, MARIA CAROLLINY DE OLIVEIRA SILVA
Resumo - PDF
PROPOSTAS DE ESCRITA NA UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE LETRAS: UMA VISÃO DISCENTE
Autor(es): CARLOS ROBERTO GONÇALVES DA SILVA, VIVIAN EMILY DIAS GUERRA
Resumo - PDF
PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): POLLYANNA KAROLLYNNE BARBOSA DA SILVA
Resumo - PDF
QUEM CONTA UM CONTO...: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARA SURDOS DE CAMPINA GRANDE-PB
Autor(es): SHIRLEY BARBOSA DAS NEVES PORTO, MÁRCIA TAVARES
Resumo - PDF
REDIMENSIONANDO O ENSINO DE GRAMÁTICA ATRAVÉS DA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
Autor(es): LAYANE DE SANTANA ARAÚJO, ISADORA CATARINA MAURICIO DE SOUSA
Resumo - PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS NO BRASIL DE HOJE E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Autor(es): JOELMA DA SILVA NEVES
Resumo - PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS NO BRASIL DE HOJE E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Autor(es): JOELMA DA SILVA NEVES
Resumo - PDF
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): VANESSA SILVA MELO, VIVIANA SOUSA RAMOS
Resumo - PDF
SEMINÁRIO COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): CLEYTSON SILVA DE OLIVEIRA
Resumo - PDF
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): MARCIANA DA SILVA MILÂNEZ
Resumo - PDF
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
Autor(es): MICHAEL GOUVEIA DE SOUSA JÚNIOR
Resumo - PDF
SURDEZ E CULTURA LITERÁRIA: METODOLOGIAS PARA A PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE LITERATURA
Autor(es): THALISON BRENO ALVES DA SILVA, NATAN SEVERO DE SOUSA
Resumo - PDF
TECENDO REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(es): VALESKA NOGUEIRA DE LIMA
Resumo - PDF
TECNOLOGIAS MÓVEIS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ENFRENTADOS EM BUSCA DA CONCRETIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(es): JEFERSON SILVA DA CRUZ, URANDY ALVES DE MELO e orientado por HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Resumo - PDF
TEIAS DE DIÁLOGOS FEMININOS. A GRAPHIC NOVEL “BORDADOS” E A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS PARA UM ENSINO PROCESSUAL: DA ESCRITA À PRÁTICA SOCIAL
Autor(es): REGIMÁRIO COSTA MOURA, FELIPE MARINHO DA SILVA NETO
Resumo - PDF
TEXTO INJUNTIVO: UM ESTÍMULO A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE HISTÓRIA
Autor(es): RICARDO RODRIGUES NASCIMENTO
Resumo - PDF
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR E PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UM GRANDE DESAFIO
Autor(es): FERNANDA MARIA SOUSA MARTINS, LILIAN LUZIA MARTINS e orientado por VALDIEGO JOSE MONTEIRO TAVARES
Resumo - PDF
UM BREVE OLHAR FUNCIONALISTA SOBRE AS ORAÇÕES CORRELATAS ADITIVAS
Autor(es): RAISSA GONÇALVES DE ANDRADE MOREIRA
Resumo - PDF
UMA REFLEXÃO ACERCA DOS SABERES DOCENTES E O TRABALHO COM A CONDIÇÃO FEMININA EM CONTOS MOÇAMBICANOS NA SALA DE AULA
Autor(es): RODRIGO NUNES DE SOUZA
Resumo - PDF
USO DO CELULAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(es): MANOEL ALVES TAVARES DE MELO
Resumo - PDF
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COMO PROPOSTA DE LETRAMENTO
Autor(es): EDITO ROMÃO DA SILVA JUNIOR, EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Resumo - PDF
VIAJANTE LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA NAS CENAS DO CINEMA E DA LITERATURA
Autor(es): WELLINGTON ALVES CAVALCANTI JÚNIOR, MARIA SUELY DA COSTA
Resumo - PDF
“MALA DA LEITURA”: A LEITURA EM MOVIMENTO
Autor(es): MARIÂNGELA GOMES DE ASSIS, ELISÂNGELA JUSTINO
Resumo - PDF
“O QUINZE” À LUZ DA CRÍTICA SOCIOLÓGICA: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO LITERÁRIO
Autor(es): DANIELE RIBEIRO SOARES
Resumo - PDF
“TDAH DEPOIS DE GRANDE?” IMPLICAÇÕES DA DESCOBERTA TARDIA DO DIAGNÓSTICO DE TDAH.
Autor(es): THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA
Resumo - PDF
O TECER DO TEXTO: A GRAMÁTICA EM FUNÇÃO
Autor(es): MARTA ANAÍSA BEZERRA RAMOS, CAMILO ROSA SILVA
Resumo - PDF