Resumo Trabalho

DIVERSIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: PESQUISAR, RELATAR, REFLETIR

Autor(es): JOÃO MATIAS DA SILVA NETO, LUDMILA MOTA DE FIGUEIREDO PORTO

Este trabalho configura-se como um relato da experiência vivenciada por um bolsista de iniciação científica e sua professora orientadora no projeto de pesquisa: “Compreender gênero no curso de licenciatura em Letras: uma questão necessária à formação de professores”, aprovado na cota 2017/2018 do PIBIC (CAPES/CNPq) e atualmente em desenvolvimento na Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande. Enquanto uma experiência subjetiva, reflexiva e, por isso, de abordagem qualitativa, este estudo objetiva descrever e relatar o processo de experimentação da pesquisa científica em torno da temática de gênero na universidade e suas possíveis implicações para a formação de professores. A partir de questionários e entrevistas realizados com os alunos matriculados no Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB, percebeu-se que há uma compreensão diversa entre eles quanto ao conceito de gênero, e isso pode influenciar de maneira direta a sua formação para atuação no ensino básico. Diante dessa constatação, o presente trabalho busca ponderar sobre as possibilidades de lidar com a diversidade de gênero a partir de uma postura inclusiva e respeitosa dos futuros professores, considerando a diversidade de gênero como uma questão social ampla que merece ser discutida, uma vez que põe em relevo a desigualdade, a violência e o desrespeito aos direitos humanos.

Veja o artigo completo: PDF