Resumo Trabalho

GÊNERO E SEXUALIDADE EM DEBATE: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR

FABIANE FREIRE FRANÇA

A problematização deste artigo se expressa na seguinte questão: como contribuir para maior interlocução entre os professores/as de escolas públicas da Educação Básica e o Ensino Superior acerca das questões de gênero e sexualidade? É notória a existência de Políticas Públicas e uma quantidade considerável de teorizações, porém, essas literaturas se mostram ausentes no ambiente escolar em forma de discussões para se repensar as práticas pedagógicas. Nessa direção, temos como objetivo tecer experiências de pesquisas acerca das representações de gênero e sexualidade apresentadas por docentes de uma escola pública de Campo Mourão-PR e para tanto, incitar a produção de estratégias metodológicas sobre gênero e sexualidade com estudantes do curso de Pedagogia, professores/as da Educação Básica e alunos/as de Iniciação Científica do Ensino Médio. Foram apontados alguns dos desafios e dos anseios que a escola enfrenta ao trabalhar essa temática no ambiente escolar: 1) a resistência da família e da comunidade; 2) as práticas de preconceito ocorridas entre os/as estudantes no ambiente escolar e 3) as ações de bullying dentro do espaço escolar estão relacionadas à sexualidade, identidade de gênero, estética e raça. Nesse sentido, foram pensados os três encaminhamentos dos projetos de Iniciação Científica do Ensino Médio com a colaboração docente, das acadêmicas e a orientação da presente pesquisadora. Essa articulação produziu resultados instigantes nas diferentes pesquisas sugerindo a relevância de outros estudos e experimentos voltados a gênero e sexualidade nas mais diversas instâncias sociais.

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