Resumo Trabalho

REFLETINDO SOBRE DIFICULDADE EM APRENDER MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DISCENTE

TEREZA CRISTINA BASTOS SILVA LIMA, DÉBORA ARAÚJO LEAL

Este artigo se debruçará sobre as dificuldades que os discentes do Ensino Médio da cidade de Camaçari-BA possuem em aprender Matemática. Asseguramos que uma grande parcela dos estudantes apresenta baixo nível de proficiência em relação à Matemática, como podemos verificar, por meio das avaliações que se realizam em âmbito nacional com o propósito de averiguar o nível de proficiência dos alunos nesta área do conhecimento. Dentre essas avaliações, podemos mencionar, por exemplo, o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Desta forma, procurou-se buscar as causas dessas dificuldades na literatura da área, relacionando-as com as suas possíveis consequências e formas de se trabalhar para que se possa organizar o trabalho pedagógico de forma a encontrar perspectivas de inclusão discente, propiciando dessa forma o desenvolvimento das competências matemáticas. Com o intuito de compreender melhor as dificuldades de aprendizagem foi elaborada uma questão para investigar junto aos alunos a sua percepção a respeito do que eles esperam da Matemática. A realização da pesquisa em si, pressupõe o desdobramento de temas subsidiadores para que outros pesquisadores proponham-se a aprofundar o estudo, promovendo assim o surgimento de outras investigações de cunho acadêmico no que se refere a especificidades do tema, lançamos mãos da pesquisa qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista, esta pesquisa ainda encontra-se em andamento.

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