Resumo Trabalho

INDICADORES CLÍNICOS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM CONSTIPAÇÃO AO PACIENTE IDOSO ONCOLÓGICO COM CONSTIPAÇÃO: ESTUDO DE CASO.

KAROLAYNE CABRAL MATIAS, ISABEL NEVES DUARTE LISBOA, RICAELLY DE MEDEIROS CAVALCANTI, RAMMILA RAYARA DA SILVA e orientado por ANA LUISA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA

O ENVELHECIMENTO TEM COMO CONCEITO UM CONJUNTO DE MODIFICAÇÕES MORFOLÓGICAS, FISIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS, CARACTERIZANDO PERDA PROGRESSIVA DA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO TORNANDO O IDOSO VULNERÁVEL A DOENÇAS CRÔNICAS DEGENERATIVAS, COMO POR EXEMPLO O CÂNCER. O CÂNCER É O CRESCIMENTO DESORGANIZADO DAS CÉLULAS QUE SE MULTIPLICAM RAPIDAMENTE, AS TORNANDO AGRESSIVAS E INCONTROLÁVEIS, INVADINDO TECIDOS E ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO. A QUIMIOTERAPIA É O TRATAMENTO PARA NEOPLASIA E OCASIONA EFEITOS TOXICOLÓGICOS QUE PODEM INFLUENCIAR PRINCIPALMENTE SINTOMAS GASTROINTESTINAIS, A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL É A QUEIXA PRINCIPAL. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS INDICADORES CLÍNICOS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM CONSTIPAÇÃO PRESENTES EM PACIENTES IDOSOS EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM PACIENTE INTERNADO NO CENTRO AVANÇADO DE ONCOLOGIA (CECAN), DA LIGA NORTERRIOGRANDENSE CONTRA O CÂNCER (LNRCC), NA CIDADE DE NATAL NO RIO GRANDE DO NORTE. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM INSTRUMENTO E COLETADOS NOS MESES DE FEVEREIRO A SETEMBRO DE 2018. PACIENTE F. M., 73 ANOS, SEXO FEMININO, SEM COMPANHEIRO, APOSENTADA, SENDO NÃO PRATICANTE DE RELIGIÃO. MORA EM NATAL, RELATA SER ANALFABETA, POSSUI RENDA MÉDIA DE 2 SALÁRIOS MÍNIMOS. REALIZA TRATAMENTO AMBULATORIAL. PACIENTE PORTADOR DE CÂNCER DE OVÁRIO, REFERINDO TER A DOENÇA HÁ 9 ANOS, APRESENTANDO COMO COMORBIDADE ASSOCIADA: DIABETES. EM USO DE MEDICAMENTOS ANTIDIABÉTICOS, OPIOIDES, DIURÉTICOS, PROTETORES GÁSTRICOS. FORAM ENCONTRADOS OS SEGUINTES INDICADORES CLÍNICOS DO DIAGNÓSTICO CONSTIPAÇÃO: ESFORÇO AO EVACUAR, RUÍDOS INTESTINAIS HIPOATIVOS E DOR AO EVACUAR. ESTE ESTUDO MOSTROU QUE HÁ UM CONJUNTO DE INDICADORES CLÍNICOS PRESENTES NO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM CONSTIPAÇÃO NA PACIENTE COM CÂNCER.

Veja o artigo completo: PDF