Resumo Trabalho

A CONFORMAÇÃO TERRITORIAL E DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO NA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU/FURB.

FÁBIO MARCELO MATOS, VIVIANE SILVANO GALON, THAYS DE SOUZA LEAL e orientado por OKLINGER MANTOVANELLI JUNIOR e orientado por OKLINGER MANTOVANELLI JUNIOR

Este estudo tem uma característica de ser uma pesquisa exploratória transversal do tipo de análise quali-quantitativa e tem como objetivo analisar o Programa de Educação Permanente (PROEP) da FURB como instância de territorialização para ao envelhecimento bem sucedido, através da politica publica do envelhecimento ativo. A amostra se fez com 72 idosos, sendo estes alunos devidamente vinculados ao PROEP, dentro de uma população de 180 alunos. Como resultados obtivemos um índice considerado entre bom e muito bom tanto para a qualidade de vida como para o desenvolvimento pessoal pelos escores altos obtidos com significância estatística entre estas dimensões. Os idosos consideram o PROEP um local de aprendizagem, inclusão social e de ampliação de potencialidades, porém seu envolvimento com o referido programa é muito pequeno. A FURB, configura um território de desenvolvimento pessoal e social para este idoso, além de uma ampliação da qualidade de vida do mesmo, porém isto acontece sem a configuração adequada da politica do envelhecimento ativo e isto pode contribuir para o desenvolvimento local/regional.

Veja o artigo completo: PDF