Resumo Trabalho

AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DO IDOSO COM DEFICIT NAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

MÁRCIA PAIVA DE OLIVEIRA, SANDRA CRISTINA M. DE SOUZA, GEOVANNI FERREIRA DO NASCIMENTO, ZENEIDE DOS SANTOS ANDRADE MARTINS NEIVA

ESSE ARTIGO RELATA UM ESTUDO DO TIPO PESQUISA PARTICIPANTE, REALIZADO NA PERSPECTIVA DA PSICOPEDAGOGIA, CUJA PROPOSTA É VERIFICAR A INFLUÊNCIA DA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA JUNTO A IDOSOS COM DÉFICIT NAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES, DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NA GRANDE JOÃO PESSOA. O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO PODE TER COMO FOCO PRINCIPAL A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E DAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES, ESPECIALMENTE À ATENÇÃO E MEMÓRIA, FATORES ESTES SENSIVELMENTE AFETADOS PELA IDADE. OUTRA BENESSE DESSE ESTUDO É QUE ESSE SE PROPÕE TAMBÉM A TRAZER CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, NO SENTIDO QUE ESCLARECE AOS LEITORES FATORES RELEVANTES ACERCA DO ENVELHECIMENTO HUMANO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA COGNIÇÃO, RESULTANDO EM COMPROMETIMENTOS NA QUALIDADE DE VIDA. OUTRO FATOR POSITIVO DESSE ESTUDO É DE CUNHO CIENTÍFICO, AO DAR MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO JUNTO A ESSA POPULAÇÃO IDOSA, E NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DESTES. NO CAMPO DE PESQUISA, FIZEMOS UM ESTUDO PARTICIPANTE JUNTO A TRÊS IDOSOS INTERNOS, ACOMETIDOS COM DECLÍNIO NAS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES. QUANTO AO DELINEAMENTO METODOLÓGICO PARA A COLETA DE DADOS, ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO UM ESTUDO DE CASO DO TIPO PESQUISA PARTICIPANTE, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DO TIPO DESCRITIVO, COM TEMPORALIDADE TRANSVERSAL. EM SUMA ADOTAMOS UMA ABORDAGEM DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E INTERVENTIVA DE CUNHO PSICOPEDAGÓGICO. QUANTO A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, ADOTAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. VERIFICAMOS COM AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS UMA CONSIDERÁVEL MELHORA NA MEMÓRIA OPERACIONAL, TAMBÉM CONHECIDA COMO MEMÓRIA DE CURTO PRAZO, E A ATENÇÃO DOS IDOSOS DO GRUPO AMOSTRAL.

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