Resumo Trabalho

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS) DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI)

RAPHAELLA DA SILVA MOREIRA, GABRIELLA KEREN SILVA LIMA, ANA BEATRIZ DE ALMEIDA LIMA, DÉBORA COSTA DA SILVA FERREIRA e orientado por ELIZABETH MOURA SOARES DE SOUZA e orientado por ELIZABETH MOURA SOARES DE SOUZA

O número de idosos no mundo tem sido crescente nos últimos anos, onde o Brasil está incluso, em consequência disto surge à necessidade de maior compreensão sobre o envelhecimento e a melhor qualificação da assistência aos idosos em todos os níveis de atenção a saúde. Logo, entende-se a importância da preparação dos futuros profissionais de saúde desde a graduação, tendo nas atividades práticas supervisionadas a possibilidade de desenvolver o cuidado de enfermagem de maneira crítica e reflexiva. Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades práticas supervisionadas desenvolvidas pela disciplina Intervenção e Gerenciamento de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Pessoa Adulta e Idosa I em instituição de longa permanência durante o mês de abril de 2017, na cidade de Maceió – AL. As atividades foram realizadas por seis acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, com supervisão da professora responsável pela disciplina onde foram desenvolvidos cuidados de enfermagem como: a higiene (banho, higiene oral), a alimentação (supervisão e auxílio a idosos dependentes), coleta de sangue para realização de exames, troca de curativos, evolução e anotação de enfermagem, aplicação da Edmonton Frail Scale (EFS) e do Mini Exame do estado mental (MEEM) e ainda atividades recreativas com os idosos. A realização destas atividades foi significativa na construção do conhecimento teórico e prático das acadêmicas de enfermagem, já que a instituição que apresenta uma rotina diferenciada e que precisa de equipe multiprofissional que desenvolva uma atenção integral aos idosos institucionalizados. Também fez com que as mesmas avaliassem a qualidade do serviço prestado, elencando os pontos positivos e negativos ocorridos no serviço, bem como o que é necessário para melhorar a sua futura prática profissional, buscando a construção de um profissional que preste uma assistência qualificada, individualizada e integral.

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