Resumo Trabalho

HISTÓRIA E MEMÓRIA DE IDOSOS: EDUCAR PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE ABERTA A MATURIDADE- UAMA

JOSÉ EDNALDO PEREIRA GONÇALVES e orientado por PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO

A EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DE VIDA DO IDOSO NO CONTEXTO DO DEBATE SOBRE O ENVELHECIMENTO ALCANÇA NA CONTEMPORANEIDADE PROJEÇÃO NO SENTIDO EM QUE PERCEBESSE HOJE UMA AMPLA DIFUSÃO DE TRABALHO ESTUDOS E PESQUISAS QUE VERSEM SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DO IDOSO BEM COMO SUA ESCOLARIDADE, SUAS MEMÓRIAS SUAS HISTÓRIAS DE VIDAS, SUA HISTÓRIA NO CAMPO EDUCACIONAL. ESTE ARTIGO TEM COMO PROPOSTA DISCUTIR SOBRE AS NARRATIVAS DE VIDA DE IDOSO ATRAVÉS DA UAMA – UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA EM QUE OS IDOSOS E IDOSAS QUE LÁ ESTUDAM DESENVOLVE FAZEM PARTE DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE VISAM TRABALHAR COM A MEMÓRIA DO IDOSO, O CAMPO DE SAÚDE DO IDOSO, E NESSE TRABALHO O NOSSO FOCO SERÁ A MEMÓRIA DO IDOSO E AS IMPORTÂNCIA DELA PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO, TRABALHAMOS A PARTI DA ABORDAGEM DA HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA PROCURANDO DISCUTIR NOS ESTUDOS DE SÔNIA FREITAS SOBRE A HISTÓRIA ORAL BEM COMO AS ANÁLISES DE FRANCO, ANALISE E CONTEÚDO. COMO SUJEITO DA PESQUISA, TRABALHAREMOS A PARTIR DA NARRATIVA DE UM PROFESSOR QUE ATUA COM IDOSO E TRABALHA EDUCAÇÃO DO IDOSO NO CAMPO DE ENVELHECIMENTO NO SENTINDO DE MOSTRA O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE PARA A HISTÓRIA CULTURAL DE CAMPINA GRANDE-PB. COMPREENDEMOS A PARTI DE ESTUDOS SOBRE MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DE TRAZER AO DEBATE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A TEMÁTICA DA HISTÓRIA DE VIDA DE IDOSOS, A EDUCAÇÃO DO IDOSO COMO UM ASPECTO IMPORTANTE DOS ESTUDOS QUE VESSAM SOBRE EDUCAÇÃO, SOBRE PRATICA DE VIDA E MEMÓRIA COM RELAÇÃO AS PESSOAS IDOSAS.

Veja o artigo completo: PDF