Resumo Trabalho

AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: UM ENFOQUE EDUCATIVO

KETLENN FRANCIELLEN OLIVEIRA DE LIMA, CARLA CHRISLEN LIMA OLIVEIRA , MARIA HILARY DA SILVA MELO, HALLANA LAISA DE LIMA DANTAS e orientado por EMILENE ANDRADA DONATO e orientado por EMILENE ANDRADA DONATO

Introdução: O cuidado ao ser humano é um ato complexo, que exige do cuidador conhecimento, empatia e sensibilidade. O envelhecimento, enquanto fenômeno multidimensional, apresenta-se em cada ser humano de um modo singular. Este relato objetiva compartilhar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A prática foi realizada durante o período do mês de março a maio de 2017, por estudantes do primeiro período, em uma instituição de longa permanência (ILPI), localizada na cidade de Maceió-AL. A vivência foi oportunizada pela disciplina de Bases Para a Intervenção na Atenção à Saúde. A ação seguiu os eixos norteadores da Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), como: alimentação saudável, higiene corporal, prevenção e controle de tabagismo de acordo com a política de Redução de Danos. Resultados: Diante das relações teoria - práticas, o processo ensino-aprendizagem intensificou-se a partir da vivência na ILPI. O propósito da disciplina foi oportunizar experiências, com o intuito de sensibilizar para uma concepção de saúde, de que a saúde é uma definição positiva, um recurso para vida. Através da pratica, foi possível ampliar a visão sobre o cuidado ao ser idoso. Percebe-se que a pessoa não fica incapacitada porque envelhece. Portanto, não necessita da totalidade de sua reserva funcional para viver bem e com qualidade. Desse modo velhice não deve ser considerada como doença. Conclusão: A prática propôs conhecimento sobre a área da geriatria, na construção de um olhar humanizado. Vivenciou-se a proposta de educação em saúde, com o intuito de conhecer e refletir sobre a realidade assistida.

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